Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Artistas dos dois lados da fronteira reúnem-se em Carviçais para primeiro festival de arte de vanguarda

Levar arte de vanguarda ao meio rural é o principal objectivo do Festival transfronteiriço de poesia, património e arte.
O PAN – Poesia e Arte na Natureza, que acontece na aldeia de Morille, em Salamanca, Espanha há 13 anos, tem lugar pela primeira vez em Portugal.
E Carviçais, no concelho de Torre de Moncorvo, foi o local escolhido para esta estreia. Carlos Abreu, da organização do evento, esclarece que a iniciativa pretende criar uma oferta cultural alternativa nesta região. “As zonas urbanas estão cheias de ofertas culturais e o meio rural não, e merece mais do que o urbano receber este tipo de actividades porque a oferta é muito escassa”, refere o escritor, natural de Maçores, no concelho de Torre de Moncorvo. 
O programa será diversificado, com ofertas que vão desde apresentações de livros, a teatro ou música, “exposições, arte de vanguarda, com fotografia com escultura, pintura e livros. A secção de património vai ser dedicada aos caminhos-de-ferro raianos, e vai ser lançado no domingo um livro sobre a linha de Vale do Sabor”. 
O tema do festival este ano é: Difícil. O termo que se reporta à dificuldade que é transversal a várias situações do quotidiano e também da própria organização do evento, como esclarece o presidente da junta de freguesia de Carviçais, Francisco Braz. “Este PAN 2015 rende homenagem a quem tem uma vida difícil, quem tem sempre o vento contra si. A própria realização deste evento é difícil”, frisa o autarca. Difícil mas não impossível. 
O festival transfronteiriço de cultura começa hoje e decorre até domingo em Carviçais, contando com a presença de artistas dos dois lados da fronteira. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário