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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de julho de 2015

Autarca de Miranda do Douro quer ecopista no canal da antiga linha do Sabor

A linha ferroviário desativada, ligava Miranda do Douro ao Pocinho

O presidente da câmara de Miranda do Douro (PS) defendeu esta segunda-feira a recuperação do património da antiga linha do Sabor, de forma a criar um canal de ligação entre o Douro Internacional e Douro Vinhateiro através de uma ecopista.

A linha ferroviária do Sabor ligava o concelho de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, ao Pocinho, no concelho de Vila Nova de Foz Côa (Guarda) e atravessava Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.

Em declarações à agência Lusa, Artur Nunes disse que a recuperação do património é um dos fatores de desenvolvimento económico da região do Douro Internacional, já que a região duriense não é só o Alto Douro Vinhateiro. “O Douro Internacional e o Alto Douro Vinhateiro têm de se unir para desenvolver projectos conjuntos, tais como o aproveitamento do canal ferroviário da antiga linha de caminho-de-ferro do Sabor que ligava Duas Igrejas (Miranda do Douro) ao Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) “, afirmou o autarca.

Um dos exemplos é a recuperação da antiga estação de comboios de Sendim, onde foram investidos cerca de 90 mil euros financiados pela Corane - Associação de Desenvolvimento do Municípios da Terra Fria Transmontana. De acordo com o presidente da União de Freguesias de Sendim e Atenor, José Almendra, o imóvel, que esteve ao abandono “muitos anos”, volta agora a recuperar a sua “dignidade” e vai funcionar com um ponto de venda de produtos da terra e outras valências culturais e sociais.

Só no concelho de Miranda do Douro, está orçada em um milhão de euros a recuperação do canal ferroviário e consequente transformação numa ciclovia verde entre a recuperada estação de Sendim e Duas Igrejas, num percurso de cerca de 14 quilómetros.

A empresa Infraestruturas de Portugal, que resulta da fusão da Refer com a Estrada de Portugal, pretende avançar com a concessão da totalidade do canal ferroviário da antiga ferrovia do Sabor, tendo em vista a sua transformação num corredor destinado a uma Via Verde que englobe ecopistas e ciclovias.

A ideia começa a ganhar forma e passa por criar “um corredor verde ao longo de todo canal ferroviário”, já que a linha atravessa o Parque Natural do Douro Internacional, havendo por isso “mais-valias turísticas e ambientais que terão de ser exploradas”.

Outro dos projectos passa pela recuperação dos cinco imóveis e área envolvente da estação de Duas Igrejas, mas terá se esperar por fundos comunitários. Os serviços ferroviários da linha do Sabor foram encerrados em 1988, ficando o seu património ao abandono.

A Refer já havia afirmado, em 2012, que pretendia avançar com formas de persuadir os concelhos espalhados um pouco por todo o país e que são atravessados por estes tipos de canais ferroviários desactivados, a aderirem ao movimento das designadas “Vias Verdes Europeias”.

Agência Lusa

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