Especialistas na área da dermatologia estão hoje na Praça Cavaleiro de Ferreira, em Bragança a fazer rastreios de observações de lesões cutâneas, com o objectivo de prevenir e detectar problemas relacionados com o cancro da pele.
A iniciativa insere-se no programa da comemoração dos 497 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança e conta com a parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta é a primeira vez que se realiza um rastreio do género no distrito.
João Nobre, enfermeiro da Santa Casa da Misericórdia, alerta para a importância de evitar comportamentos de risco que podem originar este tipo de cancro, devendo os idosos e crianças ter um cuidado redobrado. “Há muita gente que trabalha no campo e não tem os devidos cuidados com a pele. Devem evitar a exposição solar nas horas de risco, entre as 11 e as 17 horas, procurar sombras, proteger-se quando estiverem nas piscinas, no campo, ou quando fazem desporto ao ar livre, incluindo caminhadas.
Deve-se também usar um chapéu, óculos escuros e camisolas que protejam o pescoço e os braços. É importante também aplicar protector dólar de longo prospecto e não frequentar solários”, frisa o enfermeiro.
Nestes rastreios vão ser observados os sinais, de forma a detectar se são benignos ou malignos. João Nobre sublinha que, quanto mais cedo forem detectados os sintomas de cancro de pele, mais eficaz será o tratamento. “Quanto mais precoce forem detectadas algumas lesões, mais cedo se podem prevenir situações que se podem tornar graves”, alerta o profissional de saúde.
No distrito de Bragança, a especialidade de dermatologia não tem resposta no serviço público de saúde, por falta de especialistas. Os rastreios decorrem hoje até às 18 horas.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário