José Lourenço cansou-se de ver o tempo perdido pelos comandantes de operações no terreno com os autênticos “calhamaços” que lhes eram entregues no início do ano com todas as informações para o combate aos fogos no Nordeste Transmontano.
Vendo a ineficácia do sistema, decidiu criar, nas suas horas livres, uma ferramenta informática que compila páginas e páginas de papel num pdf interativo e que permite a quem está no terreno ter acesso a um manancial enorme de informação que pode ser decisivo na hora de tomar decisões no combate a um incêndio.
“Integra informação cartográfica e informação complementar de apoio ao combate, como o local onde estão as máquinas de rasto ou os pontos de água e o histórico de incêndios na zona”, explica José Lourenço que, no Instituto de Conservação da Natureza e Florestas é, desde o ano passado, o responsável pelos sapadores.
A ferramenta “integra, também, as zonas de oportunidade”, ou seja, aquelas para onde pode ser conduzido um fogo de forma a ser mais facilmente extinto, como corta-fogos ou áreas previamente ardidas.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário