Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 19 de setembro de 2015

Jornadas Europeias do Património em Trás-os-Montes

Realiza-se nos dias 25, 26 e 27 de setembro as Jornadas Europeias do Património 2015, este ano subordinadas ao tema Património Industrial e Técnico.

A iniciativa da Direcção Geral do Património Cultural (DGCP) tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para o valor do património e para a importância de um olhar actualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro.

O tema das Jornadas de 2015 remete-nos para um vasto conjunto do património nacional, testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas, que este ano se foca no Património Industrial e Técnico como as antigas fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados.

Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro a iniciativa assinala-se em Alfândega da Fé, Bragança, Miranda do Douro, Peso da Régua, Torre de Moncorvo e Vila Real.

Em Alfândega da Fé será feita a inauguração da Torre do Relógio, um novo espaço cultural da vila nordestina destinado a exposições. A exposição inaugural remete-nos para uma retrospectiva fotográfica sobre o monumento, cuja data remonta ao século XVIII.

Em Bragança, as Jornadas Europeias do Património 2015 ficarão marcadas por uma visita aos Fornos de Cal de Cova de Lua , um alibi para evocar as artes da cal, a pintura a fresco e as técnicas decorativas tradicionais em revestimentos exteriores. Programado está ainda um rali fotográfico pelo património industrial e técnico de Bragança, um percurso pedestre pelo mesmo património, um concurso de fotografia e uma exposição de fotografia. 

Em Miranda do Douro é o Aqueduto do Vilarinho e Fonte dos Canos que vai ter uma visita guiada. O programa continua depois em Picote com uma vista ao Ecomuseu local.

No Peso da Régua, e por iniciativa do Museu doo Douro, chama-se a atenção para o património ferroviário e particularmente para o troço de linha entre a Régua e Tua. 

Torre de Moncorvo também não deixa passar a iniciativa em branco colocando em destaque a Estação do Pocinho, as Minas de Ferro, a Estação ferroviária de Torre de Moncorvo e a Linha do Vale do Sabor. 

Em Vila Real o Museu da Vila Velha faz uma breve divulgação do Santuário de Panoias.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário