Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Falta de água constante no verão continua a preocupar olivicultores

Se a água faltar durante o verão, pode comprometer a colheita de azeitona quase na totalidade. Esta é a questão que mais tem preocupado os produtores de oliveira na região transmontana, efeito que pode ser minimizado se for feito um uso racional dos terrenos para regadio, como explica Luís Correia, engenheiro da Associação CERTIS, empresa de controlo e certificação dos produtores no âmbito da produção integrada.

Em crescente na região tem estado a implementação da cultura biológica da oliveira, uma forma de produção que exige uma postura e consciência diferentes por parte do agricultor.

O assunto esteve em destaque ontem na sessão de esclarecimento sobre o cultivo da oliveira, componente da Feira AgroCaça que aconteceu pela primeira vez na aldeia de Limãos.

Mais uma aposta no setor cinegético no concelho, onde o objetivo é, não só dinamizar o atividade da caça na região, mas também expor e vender os produtos da terra, como explica José Sarmento, Secretário da Junta de Freguesia de Salselas e Limãos.

A compor a feira estiveram 12 expositores, com produtos que foram desde a gastronomia ao artesanato.  Uma mais-valia para os produtores mas também para os visitantes, como refere Duarte Moreno, presidente do município macedense.

O certame teve lugar no passado sábado e domingo, e contou, entre outras, com uma montaria, um leilão, sessões de esclarecimento e animação musical.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário