terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Leque pede acordos com a Segurança Social à Secretária de Estado da Inclusão

Pode estar dado o primeiro passo para que a Leque, Associação de Pais e Amigos de Pessoas Com Necessidades Especiais possa vir a ter acordos com a Segurança Social.
Esta é a convicção de Celmira Macedo, presidente da associação, sediada em Alfândega da Fé, depois da visita da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Maria Antunes, na passada sexta-feira. 
A responsável governamental incluiu a Leque na lista de instituições que servem de modelo, a nível nacional, na área da deficiência. Garante que conhece as necessidades da Leque e que está empenhada em encontrar uma solução que lhe permita ter acordos com a Segurança Social. “Já alertei os meus colegas de governo para esta situação. Não posso prometer timings mas, o assunto está a ser tratado e, de certeza, que vamos encontra uma solução”, referiu a Secretária de Estado. 
A Leque foi criada há 7 anos e há 5 que desenvolve um centro com várias respostas na área da deficiência, incluindo colónias de férias para os utentes. A Segurança Social prometeu acordos há cinco anos mas até agora não se vieram a concretizar. Uma situação que faz com que a associação tenha vindo a enfrentar dificuldades para continuar a desenvolver o seu trabalho. 
Para garantir a sua sustentabilidade, a Leque tem contado com diversos apoios, destacando-se o apoio do Município de Alfândega da Fé e, mais recentemente, do Município de Mogadouro e de Miranda do Douro, onde a associação tem realizado também actividades.
A presidente do Município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, madrinha do projecto, lamenta que o Estado não tenha ainda apoiado a Leque. “A Segurança Social sabe perfeitamente que no nosso distrito temos falta de respostas na área da deficiência e não apoia um projecto tão inovador como este, o que acho que é lamentável”, frisou a autarca. 
O jogo didáctico EKUI, foi o projecto escolhido pela Secretária de Estado para referenciar a Leque na sua lista de instituições de referência. 
A presidente da Leque faz um balanço positivo do projecto, que começou há menos de um ano e refere que o objectivo é “implementá-lo cada vez em mais escolas”. 
Além de conhecer o projecto EKUI que foi apresentado na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, fez questão de visitar as instalações da associação e interagir com os utentes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário