Há mais um serviço de apoio domiciliário no concelho de Vinhais. Este é prestado pelo Centro Social e Paroquial de São Genésio de Celas, instituição que desenvolve actividades em conjunto com o Centro Nossa Senhora da Assunção de Rebordãos, no concelho de Bragança.
As instalações do Serviço de Apoio Domiciliário de Celas foram inauguradas no passado sábado e o serviço já atende às necessidades de dez utentes, mas Jacinta Lemos, directora técnica do centro, garante capacidade de resposta para 25.
Aos utentes vão ser prestados vários serviços permitindo uma melhoria da qualidade de vida sem terem que sair das suas habitações. “Já reunimos com a Segurança Social para criar um cento de convívio, investir na formação dos cuidadores enfermeiros e até na formação da própria comunidade.
Pretendemos ainda criar um gabinete de enfermagem”, explicou Jacinta Lemos. Os equipamentos sociais no concelho de Vinhais não ficam por aqui.
Américo Pereira, presidente do município, anunciou a inauguração de um lar em Espinhoso, de dois apoios domiciliários em Tuizelo e Passos de Lomba e a intenção de construir salas de convívio em mais cinco freguesias, colocando Vinhais, segundo o autarca, acima da média nacional em temos de respostas sociais. “Há uns anos atrás estávamos no fundo da tabela, agora estamos entre os dez melhores concelhos em termos de resposta social”, destacou o autarca.
Américo Pereira pede, no entanto, moderação na construção deste tipo de equipamentos. “Não podemos cair no erro de continuar a construir este tipo de equipamento correndo o risco de acontecer aquilo que acontecei às escolas primárias”.
As obras das instalações do Serviço de Apoio Domiciliário de Celas, no concelho de Vinhais, custaram 372 mil euros, comparticipadas em 105 mil euros por fundos comunitários e o restante valor pela autarquia de Vinhais, Comissão Fabriqueira, Junta de Freguesia de Celas e Junta de Compartes.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário