Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Filandorra com contos e recontos por todo o interior

A Filandorra arrancou ontem em Vila Pouca de Aguiar com a Semana da Criança, uma iniciativa que vai levar a um universo de mais de duas mil crianças do Interior Norte, entre os dias 30 de Maio e 06 de Junho, contos e recontos infantis num total de onze espectáculos de escritores de referência da literatura infanto-juvenil como António Mota, António Torrado, Irmãos Grimm e Luísa DaCosta. 
Depois de na semana passada ter estado nos palcos de Anadia e Peso da Régua, num total de seis representações para cerca de mil crianças, o espectáculo Grilo Verde de António Mota sobe hoje ao palco do Cine-Teatro de Vila Pouca de Aguiar para mais de 300 crianças do 1º ciclo e Jardins de Infância daquele Concelho que vão descobrir a história de um grilo espantoso que vive numa horta onde só existem grilos pretos… mas este grilo é diferente: é verde e sabe assobiar…modinhas! Trata-se de uma história que faz reflectir sobre o direito à diferença, recuperando os conceitos da horta e do verde, num forte apelo à natureza.

Na quarta-feira pelas 10h30 o espectáculo sobe ao palco do Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues em Alfândega da Fé para festejar com cerca de 250 crianças o Dia Mundial da Criança. Estreado em 2007, a 46ª produção da Companhia conta com a encenação de David Carvalho, que recupera os conceitos de horta e verde, num forte apelo à natureza, centrando a história não só no Grilo Verde mas também no Tio Manuel Liró que cultiva uma linda e verde horta.

Na terça-feira, dia 31 de Maio, e a convite do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Real, a Filandorra participa na III Mostra Escolar do Concelho de Vila Real com a História do Macaco de Rabo Cortado, uma fabulosa história escrita por um dos mais importantes autores da literatura infantil portuguesa, António Torrado. Pelas 10h00, na Praça do Município, o público infantil vai conhecer a história de um macaco mariola, que anda de bata e sacola, como se fosse para a escola. Mas não vai. É tudo a fingir… apenas anda de local em local a arranjar confusão, e como tem um rabo que sobra da bata, muito comprido e retorcido, decide cortá-lo.

As malandrices do Macaco de Rabo Cortado vão estar também no Concelho de Valpaços, no dia 02 de Junho, quinta-feira, para todas as crianças da rede escolar daquele Concelho com duas sessões agendadas no Centro Cultural Luís Teixeira e uma sessão a ter lugar na Sede da Banda de Música de Carrazedo de Montenegro. Na sexta-feira este espectáculo infantil sobe ao palco do Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa pelas 10h30 e 14h30.

A Semana da Criança termina na próxima segunda-feira, dia 06 de Junho, com o “regresso” da Filandorra a Vila Real para duas representações muito especiais. Assim, e pelas 10h30 a Companhia vai ao encontro de todas as crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus no Parque Corgo com o espectáculo Os Músicos da Aldeia, baseado no conto infantil de autoria dos Irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”. Com base na história de quatro animais, o burro, o cão, o gato e o galo que velhos e cansados, decidem fugir dos seus donos (que os queriam matar) e partir para a cidade para integrarem a Fanfarra Municipal… os actores/contadores e público reflectem em conjunto sobre a velhice e a sua marginalidade, e celebram o valor da amizade e a importância de ter amigos, num espectáculo que assinala o Dia do Agrupamento. 

À tarde (14h30) a Filandorra vai ao encontro dos alunos do 1º ciclo e Jardim de Infância das aldeias de Vila Seca, Vilarinho da Samardã e Gravelos que integram o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, com o espectáculo Robertices de Luísa DaCosta. Transformar um dia sem escola numa festa é o mote deste espectáculo que dá a conhecer às crianças os fantoches que noutros tempos eram a atracção muito ansiada nas festas e romarias, e que Luísa DaCosta recriou na obra Robertices. Actores e as marionetas de luva envolvem-se nas histórias d’A Carochinha e O Freguês Caloteiro, num espectáculo em que as crianças participam activamente.

O programa da Semana da Criança inclui ainda a apresentação final da Oficina de Teatro desenvolvida com a Direcção Artística da Filandorra através da prestação da actriz Helena Vital e a coordenação técnica de Pedro Carlos, “Nós e o Teatro” do Departamento de Educação Pré Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão com a dramatização do conto dos Irmãos Grimm A Branca de Neve e os Sete Anões no Grande Auditório do Teatro de Vila Real no dia 02 de Junho, pelas 15h00, para todas as crianças da educação Pré- Escolar do Agrupamento.

A Semana da Criança é uma iniciativa anual desenvolvida pela Filandorra – Teatro do Nordeste para assinalar na região do interior norte o Dia Mundial da Criança com espectáculos de vários autores da literatura infantil, e que expressa o entusiasmo e vitalidade da Companhia em fazer e levar o teatro ao público escolar, afirmando-se na região como entidade artística de destaque na formação de novos públicos para o teatro com o apoio das Câmaras Municipais da região que integram a Rede Protocolada.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário