quarta-feira, 1 de junho de 2016

Filandorra com contos e recontos por todo o interior

A Filandorra arrancou ontem em Vila Pouca de Aguiar com a Semana da Criança, uma iniciativa que vai levar a um universo de mais de duas mil crianças do Interior Norte, entre os dias 30 de Maio e 06 de Junho, contos e recontos infantis num total de onze espectáculos de escritores de referência da literatura infanto-juvenil como António Mota, António Torrado, Irmãos Grimm e Luísa DaCosta. 
Depois de na semana passada ter estado nos palcos de Anadia e Peso da Régua, num total de seis representações para cerca de mil crianças, o espectáculo Grilo Verde de António Mota sobe hoje ao palco do Cine-Teatro de Vila Pouca de Aguiar para mais de 300 crianças do 1º ciclo e Jardins de Infância daquele Concelho que vão descobrir a história de um grilo espantoso que vive numa horta onde só existem grilos pretos… mas este grilo é diferente: é verde e sabe assobiar…modinhas! Trata-se de uma história que faz reflectir sobre o direito à diferença, recuperando os conceitos da horta e do verde, num forte apelo à natureza.

Na quarta-feira pelas 10h30 o espectáculo sobe ao palco do Auditório da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues em Alfândega da Fé para festejar com cerca de 250 crianças o Dia Mundial da Criança. Estreado em 2007, a 46ª produção da Companhia conta com a encenação de David Carvalho, que recupera os conceitos de horta e verde, num forte apelo à natureza, centrando a história não só no Grilo Verde mas também no Tio Manuel Liró que cultiva uma linda e verde horta.

Na terça-feira, dia 31 de Maio, e a convite do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Vila Real, a Filandorra participa na III Mostra Escolar do Concelho de Vila Real com a História do Macaco de Rabo Cortado, uma fabulosa história escrita por um dos mais importantes autores da literatura infantil portuguesa, António Torrado. Pelas 10h00, na Praça do Município, o público infantil vai conhecer a história de um macaco mariola, que anda de bata e sacola, como se fosse para a escola. Mas não vai. É tudo a fingir… apenas anda de local em local a arranjar confusão, e como tem um rabo que sobra da bata, muito comprido e retorcido, decide cortá-lo.

As malandrices do Macaco de Rabo Cortado vão estar também no Concelho de Valpaços, no dia 02 de Junho, quinta-feira, para todas as crianças da rede escolar daquele Concelho com duas sessões agendadas no Centro Cultural Luís Teixeira e uma sessão a ter lugar na Sede da Banda de Música de Carrazedo de Montenegro. Na sexta-feira este espectáculo infantil sobe ao palco do Auditório do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa pelas 10h30 e 14h30.

A Semana da Criança termina na próxima segunda-feira, dia 06 de Junho, com o “regresso” da Filandorra a Vila Real para duas representações muito especiais. Assim, e pelas 10h30 a Companhia vai ao encontro de todas as crianças que frequentam o pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Morgado Mateus no Parque Corgo com o espectáculo Os Músicos da Aldeia, baseado no conto infantil de autoria dos Irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”. Com base na história de quatro animais, o burro, o cão, o gato e o galo que velhos e cansados, decidem fugir dos seus donos (que os queriam matar) e partir para a cidade para integrarem a Fanfarra Municipal… os actores/contadores e público reflectem em conjunto sobre a velhice e a sua marginalidade, e celebram o valor da amizade e a importância de ter amigos, num espectáculo que assinala o Dia do Agrupamento. 

À tarde (14h30) a Filandorra vai ao encontro dos alunos do 1º ciclo e Jardim de Infância das aldeias de Vila Seca, Vilarinho da Samardã e Gravelos que integram o Agrupamento de Escolas Diogo Cão, com o espectáculo Robertices de Luísa DaCosta. Transformar um dia sem escola numa festa é o mote deste espectáculo que dá a conhecer às crianças os fantoches que noutros tempos eram a atracção muito ansiada nas festas e romarias, e que Luísa DaCosta recriou na obra Robertices. Actores e as marionetas de luva envolvem-se nas histórias d’A Carochinha e O Freguês Caloteiro, num espectáculo em que as crianças participam activamente.

O programa da Semana da Criança inclui ainda a apresentação final da Oficina de Teatro desenvolvida com a Direcção Artística da Filandorra através da prestação da actriz Helena Vital e a coordenação técnica de Pedro Carlos, “Nós e o Teatro” do Departamento de Educação Pré Escolar do Agrupamento de Escolas Diogo Cão com a dramatização do conto dos Irmãos Grimm A Branca de Neve e os Sete Anões no Grande Auditório do Teatro de Vila Real no dia 02 de Junho, pelas 15h00, para todas as crianças da educação Pré- Escolar do Agrupamento.

A Semana da Criança é uma iniciativa anual desenvolvida pela Filandorra – Teatro do Nordeste para assinalar na região do interior norte o Dia Mundial da Criança com espectáculos de vários autores da literatura infantil, e que expressa o entusiasmo e vitalidade da Companhia em fazer e levar o teatro ao público escolar, afirmando-se na região como entidade artística de destaque na formação de novos públicos para o teatro com o apoio das Câmaras Municipais da região que integram a Rede Protocolada.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário