Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Castelo de Outeiro, um marco na fronteira transmontana

No pretérito dia 23 de julho e numa iniciativa da Junta de Freguesia de Outeiro e da Direção Regional de Cultura do Norte, a arqueóloga Ana Maria da Costa Oliveira, apresentou a sua Tese de Mestrado centrada no Castelo de Outeiro.
Com o espaço multiusos da Casa do Povo de Outeiro completamente cheio graças à adesão em massa da população, ficámos a conhecer mais um pouco da história do Castelo de Outeiro que, obviamente, se confunde com a história da própria aldeia.
Está garantido o financiamento para serem efectuadas escavações nas ruínas do Castelo. Esta intervenção no terreno vai no sentido de serem verificadas as infra estruturas ainda existentes e visíveis e as que estarão eventualmente enterradas. O seu estado de conservação e importância, indicarão a necessidade, ou oportunidade, de dar continuidade a outras escavações arqueológicas.
O evento terminou com a atuação dos Gaiteiros de Outeiro e com um lanche, que reconfortou os presentes, e que serviu de mote à continuação de troca de impressões entre técnicos da DRCN, autarcas e a população sobre a riqueza Patrimonial da aldeia de Outeiro.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário