Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Os cavaleiros das esporas douradas

Tendo os mouros uma fortaleza no monte do Carrascal, próximo da vila de Chacim, saíram de Alfândega da Fé 25 cavaleiros de esporas douradas, que ajudando os de Chacim e de Castro Vicente, desbarataram os mouros, obrando tais actos de bravura que obtiveram para a sua terra, que se chamava somente Alfândega, o sobrenome que tem.
Diz-se que o alcaide mouro do Carrascal, ufano com o seu castelo, impunha aos circunvizinhos os tributos que queria, exigindo até tributo de donzelas para o seu harém. Pedindo esse tributo aos cristãos de Castro Vicente, estes pediram socorro aos desta vila [Alfândega da Fé], que, tomando as armas, atacaram o castelo com grande intrepidez, tomando-o, matando o alcaide e livrando o país deste malvado.

Fonte: LEAL, Pinho – Portugal Antigo e Moderno, vol. 2, Lisboa,
Livraria Editora de Mattos Moreira & Companhia, 1873, p. 114.

Sem comentários:

Enviar um comentário