Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Em Tempo de Máquinas ainda há Animais que trabalham

Tenho reparado, no nosso programa de rádio, que há pessoas novamente a recorrer à tracção animal para fazer os pequenos trabalhos agrícolas na sua horta, aquilo a que nós chamamos “escritório”. Quando alguém anuncia na rádio que quer vender uma burra, mula ou macho que estão prontos para trabalhar a terra, aparece logo gente interessada em comprar, porque, na “nossa família” nada anunciado passa ao acaso. Por isso mesmo, vou apresentar-vos a Associação Portuguesa de Tracção Animal.
“A Associação Portuguesa de Tracção Animal, enquanto entidade de carácter educativo, técnico e científico, tem como principais objectivos investigar, salvaguardar e dar a conhecer o património nacional relativo à tracção animal, em todas as suas vertentes, assim como promover, valorizar e divulgar novas formas de utilização, numa perspectiva moderna e actual, incorporando e adaptando novos conhecimentos.
Constitui, igualmente, objectivo essencial, o fomento de modelos de desenvolvimento sustentáveis com a promoção de práticas culturais compatíveis com a preservação da agrobiodiversidade, a conservação do solo, assim como a inclusão do conceito de tracção animal moderna numa estratégia lógica de desenvolvimento rural.
Para a realização dos seus objectivos, à Associação Portuguesa de Tracção Animal compete-lhe promover e apoiar a realização de estudos científicos, cursos, congressos, conferências e outras actividades afins, formações de âmbito académico e profissional, reuniões de trabalho, exposições, prémios, bolsas de estudo e publicações periódicas. Adicionalmente, desenvolver e intensificar relações de cooperação entre indivíduos e entidades nacionais e internacionais com interesse comum, promovendo o intercâmbio de conhecimento e experiências, assim como informar e sensibilizar a comunidade científica e a opinião pública, promovendo a sua aproximação aos objectivos da Associação”.
É assim que esta associação se apresenta. Espero que este contributo tenha sido útil para vós.
Falemos agora de outras coisas que por estes dias preocupam a nossa família.
“Somos nós, já chegámos, correu tudo bem, graças a Deus!” Este é o telefonema esperado por aqueles que têm agora a casa vazia e estão de coraçao nas mãos com o regresso dos emigrantes ao país onde trabalham todo o ano. Que a Nossa Senhora da Boa Viagem e São Cristovão os acompanhe na viagem, para todos escutarem esse telefonema. O Verão tem sido tórrido e abrasador, diz o nosso povo que, pelas novenas da Nossa Senhora da Serra, o frio aparece, mas as previsões do tempo não são essas. Ainda que na madrugada de quinta-feira, 25 de Agosto, tivéssemos tido direito a uma rega automática vinda do Céu. Foi pouca, mas foi melhor que coisa nenhuma! Neste mês de Agosto tivémos 35 apresentações para a nossa família. Mas na última semana, Deus chamou mais dois elementos, a Tia Especiosa de Sortes e o Tio Augusto de Bragança. Paz às suas almas e os sentimentos às famílias enlutadas.

Página do Tio João
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário