Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Adesão à greve dos técnicos de diagnósticos e terapêutica ronda os 80% em Bragança

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica iniciaram hoje uma greve por tempo indeterminado.
Em Bragança e Vila Real, a adesão oscila entre os 70 e os 80%.

Os motivos desta greve são a falta de regulamentação, no que toca às carreiras e às remunerações, a juntar ao desemprego.

Alexandra Costa, dirigente do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, actualizou ao final desta manhã os primeiros números desta paralisação.

“Em Vila Real, prevê-se uma adesão de 70%.

Em Macedo de Cavaleiros, temos uma adesão um bocado maior. Análises Clínicas – 90%, Raio X – 100%, Fisioterapia – 90%, o que nos dará uma adesão à roda dos 80%. Atendendo que 20% estarão em serviços mínimos, a adesão é muito boa.

Em Bragança e Mirandela, a adesão ronda também os 80%. Ainda não temos dados por classe profissional. Mas, os dados que nos chegaram até agora apontam para os 80%.”

São 22 profissões abrangidas por esta greve, que promete afetar todo o Serviço Nacional de Saúde. Áreas como as análises clínicas, exames complementares ou a fisioterapia são abarcadas por esta greve.

A elevada adesão não surpreende Alexandra Costa.

“Após 16 anos de luta, de promessas incumpridas por parte de sucessivos governos, esperávamos esta a participação de todos os colegas.

Esta greve é por tempo inderteminado. Sucessivos governos reconheceram que a carreira está complemente desatualizada, desde 1999.

Na última legislatura, conseguimos começar a negociar, mas não terminámos o clasulado. Durante este ano, com este novo governo, assumiram perante estes profissionais que iriam continuar as negociações do ponto em que ficaram na última legislatura.”

Mas, no dia 11 deste mês, a dirigente sindical diz que receberam a informação por parte do governo de que o processo iria voltar à estaca zero, pois seria necessário iniciar um novo.

O resultado foi a convocatória para uma greve nacional, por tempo indeterminado. Ficam só assegurados os casos prioritários, como a oncologia.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário