Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Apoio a doentes terminais com 1.300 visitas em dois anos em Alfândega da Fé

A equipa de Alfândega da Fé que presta cuidados paliativos em casa a doentes terminais acompanhou, em dois anos, mais de 40 famílias em mais de 1.300 visitas domiciliárias neste concelho do distrito de Bragança.
O balanço do trabalho e "um olhar sobre o cuidar em fim de vida" estarão em destaque, na quarta-feira, num seminário organizado pela Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé (UDCP-AF).

Esta equipa de apoio é uma iniciativa da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e possibilita a permanência de doentes com patologias crónicas sem perspetiva de cura nos seus domicílios durante o maior tempo possível e com um menor sofrimento nas fases avançadas da doença, através de assistência especializada facultada nas suas próprias casas.

Com o seminário, os responsáveis pretendem "promover um espaço de reflexão e partilha de saberes sobre o cuidar do doente em fase terminal, bem como do seu cuidador, divulgar boas práticas e conhecer abordagens e experiências relevantes e inovadoras realizadas nas equipas hospitalares e nas equipas domiciliárias", segundo informação disponibilizada à Lusa.

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos de Alfândega da Fé começou a trabalhar em janeiro de 2015 com uma equipa composta por dois médicos, dois enfermeiros, uma psicóloga, uma terapeuta de reabilitação, uma assistente social e o apoio de alguns voluntários da Liga dos Amigos do centro de Saúde de Alfândega da Fé.

Ao longo de quase dois anos, a equipa apoiou mais de 40 famílias e fez mais de 1.300 visitas domiciliárias, tendo ainda prestado apoio através de cerca de 600 contactos telefónicos, de acordo com os dados da coordenação.

A média de idades destes doentes situa-se nos 77 anos, "um dado que vai ao encontro das estatísticas mais recentes, segundo as quais a população do distrito de Bragança é uma das mais envelhecidas do país".

A equipa dá resposta aos utentes semanalmente das 08:00 às 20:00, mas está sempre disponível um elemento por contacto telefónico 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.

No distrito de Bragança existem outras duas unidades domiciliárias mais abrangentes, as da Terra Fria e do Planalto Mirandês, que cobrem metade dos concelhos da região, nomeadamente Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, a primeira, e Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro, a segunda.

Estas duas equipas estão sob a tutela da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, a entidade responsável por todos os cuidados de Saúde no distrito de Bragança.

A equipa de Cuidados Paliativos Domiciliários de Alfândega da Fé é um projeto autónomo, mas que, como frisam os responsáveis, "não pretendendo substituir os serviços do Serviço Nacional de Saúde, mas completar esta tipologia de serviços".

A ULS do Nordeste é também parceira da unidade desenvolvida pela Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, assim como a Câmara Municipal, Cruz vermelha Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian, juntas de freguesia do concelho, Santa casa de Misericórdia e os Bombeiros Voluntários.

O Seminário sobre Cuidados Paliativos - um olhar sobre o cuidar em fim de vida decorrerá na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé, na quarta-feira, e destina-se a profissionais de saúde e comunidade em geral, com entrada gratuita.

HFI // MSP
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário