Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Aldeia de 30 habitantes, a 47 quilómetros de Bragança, vai ter paragem do TGV espanhol

O Governo espanhol já decidiu. Otero de Sanabria, uma pequena aldeia com apenas 30 habitantes a cerca de 47 quilómetros de Bragança, vai ter uma estação do AVE, o Comboio de Alta Velocidade espanhol.
Motivos sociais, económicos, turísticos e argumentos de coesão transfronteiriças justificaram a decisão dos responsáveis do país vizinho, que autorizaram a construção de uma estação do TGV espanhol às portas de Bragança. 

A estação deverá servir cerca de sete mil habitantes da região de Sanabria, mas esta população praticamente duplica durante o verão. Mas os benefícios de mobilidade devem repercutir-se numa população de 135.000 habitantes que habita no Nordeste Transmontano e que são vistos pelos responsáveis espanhóis como potenciais clientes do AVE Madrid-Galiza. 

A escolha de Otero de Sanabria para a localização da estação também teve em conta motivos técnicos, uma vez que este é um dos poucos locais planos naquela zona. 

A notícia foi divulgada pelo jornal ABC  que cita o presidente da Câmara Municipal de Bragança Hernâni Dias. O autarca mostrou-se contente com a decisão.  “Estaremos mais perto da Europa. A estação contribuirá para uma maior mobilidade de pessoas e negócios num mundo cada vez mais global e competitivo”, disse. 

Hernâni Dias também evocou as potencialidades da A4 e o fluxo que ela permitirá com o litoral, mas considerou de extrema necessidade a melhoria da comunicação rodoviária entre Puebla de Sanabria e Bragança, um troço de estrada que atravessa o Parque Natural de Montesinho.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário