Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 27 de novembro de 2016

Faleceu Fidel de Castro!

Esta notícia desencadeará emoções opostas, nos corações dos homens, nas várias partes do mundo.
Para os portugueses, que viveram submetidos a uma longa ditadura de 50 anos, Fidel de Castro foi, juntamente com Che Guevara, o ídolo dos anos 60, que nos fez sonhar com a revolução libertadora do fascismo que nos dominava.
Contra o ultra poderoso vizinho que o atacou ferozmente, Fidel de Castro conseguiu a libertação do seu povo, acabando com o casino e o prostíbulo que a máfia americana mantinha em Cuba.
Fê-lo com ousadia, coragem e determinação, demonstrando que não há impossíveis quando a luta por ideais dá força aos aparentemente mais fracos. Só assim lhes foi possível, a Fidel e aos seus companheiros, libertarem o seu povo do jugo do ditador Baptista.
A conjuntura internacional e a necessidade de apoios para manter a independência do seu país, determinaram alianças que lhe permitiram esse desiderato mas que lhe provocaram uma profunda alteração na sua concepção ideológica e no regime que ambicionara para o seu pais e o seu povo.
Figura controversa, ídolo de multidões, Fidel de Castro está na História Universal como uma das principais figuras do século XX, como referência de coerência, determinação e coragem, aliadas a uma liderança forte e mobilizadora de um povo e de uma nação. Só assim Cuba pôde resistir até aos dias de hoje.

A Associação 25 de Abril apresenta ao governo de Cuba e ao seu povo as suas sinceras condolências.

O Presidente da Direcção
Vasco Lourenço

Sem comentários:

Enviar um comentário