"O setor do turismo não está ser bem explorado e entendemos dinamizar um projeto que ajude a promover Miranda do Douro e, ao mesmo tempo, fixar turistas o mais tempo possível na concelho de forma a potenciar a economia local", disse à Lusa o presidente da ACIMD, César João.
A iniciativa tem a designação de E-Turísm - Projeto de Reforço e Promoção Turística de Miranda do Douro, implica investir cerca de 145 mil euros e conta com a comparticipação financeira de fundo comunitários através do programa Portugal 2020.
Este projeto assenta em três pilares fundamentais que vão desde a elaboração de um diagnóstico e consequente plano estratégico de dinamização turística, passando pela "construção" de uma plataforma digital onde serão inseridas todos ao agentes e operadores turísticos de Miranda do Douro para que trabalhem em rede.
Um dos principais objetivos vai permitir colocar os diversos operadores a trabalhar em parcerias entre os agentes turísticos locais de forma a ser possível aumentar o número médio de dias de estadia no concelho.
"Isto vai permitir a que depois do acesso a plataforma os clientes consigam ver toda a oferta turística, todos os operadores, o que eles fazem isoladamente e o que fazem em conjunto com a finalidade de alargar o tempo de permanência no concelho dos turistas que o visitam", indica o dirigente.
Fonte do município adiantou à Lusa que em média, vistam por ano o concelho de Miranda do Douro, cerca de 150 mil pessoas, sendo os principais pontos de interesse a zona histórica, Museu Terras de Miranda e o cruzeiro ambiental efetuado no Douro Internacional.
Este novo projeto vai complementar um outro já assinado entre a ACIMD e o Iapmei - Agência para a Competitividade e Inovação assinaram um protocolo que visa a modernização do comércio local no valor de 446 mil euros no absíntio projeto Comércio Investe.
O investimento vai ser divido em duas fases, sendo que 354 mil euros estão destinados à modernização dos espaços comerciais e o restante montante para a promoção e divulgação do comércio de Miranda do Douro no exterior, principalmente em Espanha.
A estes fundos só se podem candidatar representantes do comércio a retalho no âmbito do programa "Comércio Investe".
Agência Lusa
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