Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Chefe italiano vai demostrar potencialidades gastronómicas dos cogumelos silvestres

À descoberta das Sanchas. Chefe italiano vai demostrar potencialidades gastronómicas dos cogumelos silvestres Alfandeguenses.
No próximo sábado Alfândega da Fé dedica o dia a uma das iguarias regionais cada vez mais apreciadas. O desafio é partir à descoberta das sanchas, o nome popular de um cogumelo silvestre que abunda nas zonas de pinhal concelhias. Este é o tema de um passeio micológico que tem início marcado para as 09h00 do dia 26 de novembro. No entanto o objetivo não se resume apenas à identificação e apanha de cogumelos silvestres. 

A ideia passa por estender a experiência à mesa dando a conhecer as potencialidades gastronómicas deste fungo, com a realização de um Workshop de confeção de cogumelos. Desta feita para cruzar os sabores silvestres de Alfândega com a cozinha Italiana. Para tal vai estar na sede do concelho o Chef italiano Sergio Crivelli. O Chef é um apaixonado por estes fungos e é considerado por muitos como um dos maiores especialistas do país neste campo. Daí que este seja um elemento muito utilizado na sua cozinha. 

Sérgio Crivelli nasceu em Spoleto, Itália, possuidor de um grande espírito empreendedor e de uma paixão pela gastronomia, que lhe veio do facto de ter nascido numa localidade reconhecida internacionalmente como centro gastronómico. Sérgio Crivelli formou-se nos melhores hotéis de grandes cidades europeias. Em 1977, por razões profissionais, veio a Portugal e acabou por ficar. 

Em 2010 decidiu dedicar-se à cozinha e abrir o seu próprio restaurante. Assim nasce o Sérgio Crivelli em Matosinhos. Crivelli já utiliza os cogumelos silvestres de Alfândega da Fé nos seus pratos há algum tempo. Agora estará na localidade para dar a conhecer a fusão dos sabores italianos com os cogumelos silvestres de Alfândega da Fé. 

A iniciativa conta também com a colaboração da AlfaSelvaticus – empresa resultante do movimento empreendedor estimulado pelo município e que viu na comercialização de cogumelos silvestres em frescos, desidratados ou até em farinha uma oportunidade de negócio - e do Andorinha na Praça – espaço de restauração local.

Sem comentários:

Enviar um comentário