O Instituto Politécnico de Bragança acolhe ao longo de três dias o encontro Luso Galego de Química. A iniciativa recebe mais de 350 investigadores vindos de diferentes partes do país e de Espanha. O encontro conta com mais de 100 apresentações de trabalhos, que abordam as descobertas mais recentes e as inovações em diversas áreas da química, como destaca o responsável pela organização deste encontro internacional, Hélder Gomes, professor no departamento de tecnologia química e biológica da Escola de Tecnologia e Gestão.
“O que se discute neste tipo de encontro são os desenvolvimentos mais recente que os investigadores dos vários grupos do país e de Espanha desenvolvem nestas várias áreas. A química é uma das áreas em que há mais publicação em Portugal e muitos dos trabalhos aqui apresentados são fruto de trabalho muito recente, e algum nem está publicado”, adianta.
O presidente da sociedade portuguesa de química, Artur Silva, entende que o IPB se deve especializar na investigação agroalimentar por se encontrar numa área em que a agricultura predomina. O responsável defende ainda que o politécnico tem sido fortemente responsável por pôr o país num lugar de destaque na área da química. “O politécnico de Bragança é um caso e a área química e agrária que envolve muita química tem aqui muito bons investigadores têm aqui pessoas que fazem com que a química em Portugal esteja bem lançada internacionalmente. O nosso ministro quer números e rankings e depois recorre-se da química, porque é das ciências que em Portugal produz mais trabalhos e mais patentes e o IPB tem aqui um bom centro”, frisa o responsável.
Começou esta quarta-feira etermina hoje o encontro Luso Galego da química que vai já na 22.ª edição. Realiza-se alternadamente em Portugal e Espanha e tem ainda como objectivo estreitar a cooperação entre investigadores dos dois lados da fronteira.
Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário