É um doce típico do concelho de Macedo de Cavaleiros, que ganhou fama e conquistou os mais adocicados paladares.
O Calço, que em janeiro último mereceu um concurso próprio para eleição do melhor exemplar e da melhor sobremesa com o doce, entre as padarias, pastelarias e restaurantes locais, vai agora estar na coleção “A doçaria Portuguesa”, cujo primeiro volume, dedicado ao Norte, é lançado dia 12, às 15:30H no Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães.
Esta coleção, composta por cinco volumes, propõe-se a facultar ao público o mais abrangente inventário da doçaria portuguesa contemporânea, fruto de um trabalho coordenado pelo projeto No Ponto, que já colaborou na realização do concurso do Calço em Macedo de Cavaleiros. O volume, Norte, retrata as atuais especialidades doceiras de cada concelho nortenho, num total de mais de 150 doces, com um rigoroso estudo bibliográfico.
O Calço, doce cuja origem se perde na memória dos tempos, com uma aparência geralmente em forma de ferradura, é companheiro inseparável, desde tempos remotos, do folar da Páscoa, e rapidamente conquistou as restantes épocas do ano, adoçando os dias das gentes do concelho, obrigatória presença nas suas mesas, transformou-se num inevitável ícone da gastronomia macedense, e que agora fica registado numa coleção da especialidade.
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário