A mãe, o pai, e a sua ninhada que crescia cada ano que passava como o centeio nas terras bravas e como as flores em cada primavera.
Não podemos ter mais filhos…o pai acenava com a cabeça que concordava…mas logo, logo nascia outro… e a dialéctica era sempre a mesma: a tristeza de uma gravidez não esperada e a alegria imensa do nascimento de mais um filho…de mais uma boca para a mesa larga de castanho velho…mais uma criança para animar os longos serões na grande cozinha onde o lume ardia para amaciar os Invernos.
…que Deus não mo leve…é tão bonito!
Os dias eram longos e a mãe todas as noites anunciava o descanso merecido: - Manuel, Maria. Emídio, Alberto vamos à cama que amanhã é preciso madrugar…cuidais que a vida só é brincadeira?!
…faça favor da sua bênção! E todos se aninhavam serenamente nas camas de palha nova.
A Teresinha e eu ainda não estávamos aqui! Por isso não fomos chamados para tirar o retrato tão solene…na raridade e no espanto…onde todos tinham que ficar para o futuro…até a velha criada, de sempre, a nossa Sara.
Eu nasci muito mais tarde…era Abril…já andavam os meus irmãos a lavrar em Mousinhos.
A mãe já não contava que havia de ter outro filho…tardego…mas depois tão arrolado e desejado por todos.
…e hoje, aqui estou eu para contar a história…já mais velho que o pai e a mãe no dia em que vestiram a roupa domingueira para tirar o retrato à lá minute.
Os pais já partiram para descansar depois duma longa caminhada e de tantos trabalhos. Tantos. Nós ainda estamos todos... e seremos sempre seis.
Fernando Calado
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sexta-feira, 11 de novembro de 2016
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


Sem comentários:
Enviar um comentário