O Instituto Politécnico de Bragança vai ter este ano o maior número de sempre de alunos estrangeiros. No total, incluindo já os novos alunos, deverão frequentar a instituição cerca de 1500 estudantes estrangeiros durante o ano lectivo 2016/2017, o que representa cerca de 20 por cento do número total de alunos.
O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, acredita que no próximo ano lectivo, este número será ultrapassado, já que há uma tendência de crescimento do número de alunos estrangeiros que escolhem Bragança para estudar. “Indubitavelmente que este é o ano com mais alunos internacionais e tenho a certeza que o próximo ano voltará a ser o ano com mais alunos internacionais porque, estamos agora a colher os frutos da campanha que foi feita. Como o “passe de palavra” é a nossa maior arma, tenho a certeza de que quantos mais alunos temos, mais passarão a palavra, facilitando a vinda de novos alunos no próximo ano”, acredita o responsável.
Nesta altura, há cerca de duas centenas de estudantes estrangeiros que ainda não chegaram a Bragança.
A chegada dos estudantes está dependente do processo de obtenção de vistos para poderem viajar, no caso de países fora da União Europeia. Um processo burocrático que, Sobrinho Teixeira critica. “Estamos à espera de cerca de centena e meia a duas centenas de novos alunos estrangeiros porque o sistema de vistos em Portugal está muito emperrado. Felizmente, sei que houve uma medida que irá ser implementada por este governo para haver uma maior abertura e uma maior brevidade neste processo dos vistos de alunos internacionais. Nós começamos a fazer entregas de declarações de aceitação de matrícula de alunos em Março e é inadmissível que estejamos em Novembro e ainda estejamos, de facto, nesta tortura de receber alunos internacionais ‘ás pinguinhas’, que vão perder praticamente um semestre por excesso de burocracia e um excesso que há na componente administrativa, que tem de ser ultrapassado”, frisa Sobrinho Teixeira.
Declarações ontem, durante a cerimónia de recepção aos novos alunos. Este é o primeiro arranque de ano lectivo em que a Escola Superior de Administração, Comunicação e Turismo, funciona nas novas instalações em Mirandela.
Apesar de uma redução de cerca de 10 por cento de novos alunos em relação ao ano passado, o presidente desta escola Luís Pires, salienta que houve um aumento do número de alunos dos cursos de mestrado e pretende aumentar também o número de alunos estrangeiros. “Gostaria de salientar o trabalho da delegação de Mirandela da Associação de Estudantes Africanos. Gostaria que eles ganhassem algum corpo e que possam acolher melhor os alunos que vêm de países africanos. À semelhança daquilo que aconteça em Bragança, gostaria que Mirandela tivesse esse crescimento”, salientou Luís Pires.
Este ano, a ESCAT teve cerca de 200 novos alunos.
No ano passado, a cerimónia de recepção aos novos alunos decorreu em Mirandela. Este ano voltou a realizar-se no Auditório ao Ar Livre do IPB, em Bragança, e destinou-se a todos os novos alunos, nacionais e internacionais e ainda os alunos dos CTESP descentralizados do IPB, nomeadamente de Santo Tirso, Guimarães, Marco de Canaveses, Amarante, Vila Real, Chaves e Valpaços.
Escrito por Brigantia
Sara Geraldes
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário