Este fim-de-semana a Feira de Artes, Ofícios e Sabores promoveu os produtos e dinamizou a economia do concelho de Vimoso. O certame contou com quase 80 expositores, sendo que cerca de 70 por cento dos quais eram do concelho e a grande maioria da região.
A décima sétima edição da feira foi uma oportunidade aproveitada por muitos produtores e artesão do concelho para escoar os seus produtos.
“Venho a esta feira todos os anos, porque a empresa está sedeada em Vimioso e temos por hábito fazermo-nos representar sempre, com o intuito de divulgar e vender o produto”, refere o representante da empresa Bioapis, que vende produtos apícolas, nomeadamente mel biológico e pólen.
Ente os expositores é ainda possível encontrar mestres de ofícios bem tradicionais, como os artesãos que mantém a tradição de produzir escrinhos ou quem molda o cobre.
Manuel Gonçalves é caldeireiro e apesar dos 81 anos continua a participar nesta feira até porque é o último do concelho e possivelmente da região a trabalhar o cobre. Produz diversas peças, mas lamenta não ter a quem passar a sua arte.
“Já não queria vir, porque já não tenho idade para isto, mas convenceram-me. Fabrico tachos, braseiras, potes de aguardente, formas de pão-de-ló, caldeiros para a lenha. É pena que ninguém queira aprender, porque toda a gente gosta de ter uma peça de cobre em casa”, desabafou.
Para além da exposição e venda, o certame contou com actividades cinegéticas e desportivas que levaram até Vimioso centenas de participantes.
A animação musical esteve a cargo do grupo Atoa, sábado à noite, e ainda de gaiteiros e pauliteiros.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário