Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Feira de Artes, Ofícios e Sabores mostrou o que de melhor o concelho de Vimioso tem para oferecer

Este fim-de-semana a Feira de Artes, Ofícios e Sabores promoveu os produtos e dinamizou a economia do concelho de Vimoso. O certame contou com quase 80 expositores, sendo que cerca de 70 por cento dos quais eram do concelho e a grande maioria da região.
A décima sétima edição da feira foi uma oportunidade aproveitada por muitos produtores e artesão do concelho para escoar os seus produtos.

“Venho a esta feira todos os anos, porque a empresa está sedeada em Vimioso e temos por hábito fazermo-nos representar sempre, com o intuito de divulgar e vender o produto”, refere o representante da empresa Bioapis, que vende produtos apícolas, nomeadamente mel biológico e pólen.

Ente os expositores é ainda possível encontrar mestres de ofícios bem tradicionais, como os artesãos que mantém a tradição de produzir escrinhos ou quem molda o cobre.

Manuel Gonçalves é caldeireiro e apesar dos 81 anos continua a participar nesta feira até porque é o último do concelho e possivelmente da região a trabalhar o cobre. Produz diversas peças, mas lamenta não ter a quem passar a sua arte.

“Já não queria vir, porque já não tenho idade para isto, mas convenceram-me. Fabrico tachos, braseiras, potes de aguardente, formas de pão-de-ló, caldeiros para a lenha. É pena que ninguém queira aprender, porque toda a gente gosta de ter uma peça de cobre em casa”, desabafou.

Para além da exposição e venda, o certame contou com actividades cinegéticas e desportivas que levaram até Vimioso centenas de participantes.

A animação musical esteve a cargo do grupo Atoa, sábado à noite, e ainda de gaiteiros e pauliteiros. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário