segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Idoso morreu vítima de hipotermia em Pombal, Alfândega da Fé

Um idoso morreu na passada sexta-feira em Pombal, no concelho de Alfândega da Fé, vítima de hipotermia. O homem, de 69 anos estava sinalizado pela Segurança Social e aguardava vaga numa instituição do concelho. A presidente do Município de Alfândega da Fé, diz que a autarquia fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudar o idoso mas lamenta que a Segurança Social tenha “desistido” deste caso.
“A única coisa que pode ter falhado aqui, foi o facto de, nesta  última fase em que ele mostrou muita vontade de ir para qualquer local, a Segurança Social, de uma certa forma, ter desistido dele e não ter arranjado vaga. O que a Segurança Social respondeu ao Município é que não havia vagas para homens, em todo o distrito. Custa-nos a acreditar que isso fosse verdade… Apesar das nossas insistências, a Segurança Social não arranjou essa vaga e o senhor acabou por morrer, em circunstâncias que todos nós lamentamos. Mas, eu posso afirmar que, tanto a família, como a autarquia, como a Segurança Social, tentámos sempre ajudá-lo e que ele, de uma certa maneira, acabou por ficar nesta situação, porque recusou muitas ajudas e tinha uma personalidade muito difícil”, referiu à Brigantia, Berta Nunes. 

De acordo com a autarca, o Município terá feito obras numa casa onde a vítima, que sofria de uma deficiência motora, morou, em Alfândega da Fé, tendo feito uma rampa para facilitar a entrada  na habitação.

O homem terá decidido depois ir morar para  a aldeia Pombal, mas antes tinha estado numa instituição em Torre de Dona Chama, que decidiu abandonar. Entretanto, terá também recusado ir morar com uma família de acolhimento.

O sobrinho da vítima, Adolfo Videira, residente na mesma aldeia disse à Brigantia que tentou ajudar o tio por diversas vezes, já que os filhos estavam em França e lamenta que a Segurança Social não tenha tido mais sensibilidade com este caso. “Eu vejo entrar para os lares pessoas que ainda se movem pelos próprios pés, têm tudo, vão passear…e que podiam dar o lugar a outros que precisam mais… Quem não tem dinheiro, não tem direito à vida. Acho que não era difícil arranjar um cantinho para este senhor” , lamentou o familiar de Manuel Escobar.

A situação em que vivia a vítima, Manuel Escobar, tinha sido noticiada no mês passado pelo Jornal de Notícias, que dava conta que o idoso chegou a dormir junto à Câmara Municipal para tentar sensibilizar as autoridades.

Ao que conseguimos apurar, o idoso chegou a ser acolhido pelos Bombeiros de Alfândega da Fé e a pernoitar no quartel.

De acordo com fonte familiar, o idoso foi encontrado caído da cama e sem roupa, ao final do dia da passada quinta-feira por um funcionário da Santa Casa da Misericórdia que lhe distribuía as refeições.

Na sequência desse episódio, foi alertada a GNR que na manhã seguinte se dirigiu à casa de Manuel Escobar, sinalizado no âmbito dos Censos Sénior e encontrou o idoso em estado de hipotermia.

Foi socorrido pelo INEM e transportado para a unidade hospitalar de Mirandela, onde acabou por falecer.

O funeral aconteceu no sábado, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sara Geraldes
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário