Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Agricultores e Associação Rionor reúnem com secretária de Estado do Ordenamento do Território para discutir áreas protegidas

Alguns agricultores do concelho de Bragança e representantes da associação Rionor vão reunir-se com a secretária de Estado do Ordenamento do Território e de Conservação da Natureza, na próxima semana.
O objectivo é apresentar uma proposta que saiu dos conselhos raiano realizados em Portugal e Espanha no sentido de criar um conselho de avaliação da gestão dos parques naturais, para fazer face a dificuldades para a actividade agrícola e florestal que advêm da actual gestão nas áreas protegidas.

“Queremos ver qual é a concordância ou não com uma proposta que é a criação do Conselho de Avaliação dos Parques Naturais, porque se criou uma situação de grande injustiça, como as penalizações por limpar caminhos e outras questões. Vamos transmitir-lhe estas dificuldades todas dos agricultores no terreno”, explicou Francisco Alves da Rionor.

A associação defende uma mudança na gestão destas áreas protegidas para estancar o despovoamento.

“Há que haver um novo ordenamento à luz de um novo paradigma, as pessoas falam muito de conservar a natureza à base de multas de força mas não falam no diálogo com as populações. Peritos ambientais disseram que se não resolvermos o problema do despovoamento e da revitalização económica não há conservação da natureza todo o património ambiental vai perder-se, os incêndios vão devastar tudo e o património cultural vai perder-se como se está a perder irremediavelmente”, sustentou.

Um dos problemas denunciado por quem vive na área dos parques naturais são os prejuízos provocados por animais selvagens.

“Só a título de exemplo mandamos uma lista, recolhida por agricultores de França, Portelo e Montesinho, de prejuízos nos castanheiros, vinhas e pomares estimados de130 mil euros”, destacou.

A associação Rionor, sedeada no concelho de Bragança, e alguns agricultores de aldeias que integram o parque natural de Montesinho vão reunir dia 11 com a secretária de Estado do Ordenamento do Território, oportunidade que vão aproveitar para entregar um abaixo-assinado que pede a criação de um conselho de avaliação da gestão dos parques naturais. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário