Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Empresários brigantinos temem que alargamento do gasóleo profissional a todo o país possa retirar-lhes clientes

Esta semana, o regime de gasóleo profissional foi alargado a todo o país depois de um período experimental, entre Setembro e Dezembro, em quatro zonas fronteiriças, entre as quais Quintanilha, junto a Bragança. Num balanço destes meses, alguns dos empresários na área dos combustíveis de Bragança entendem que a medida levou a um aumento, mas muito ligeiro, de vendas de gasóleo a transportadoras.
De acordo com Hélder Soares, responsável pelos postos de combustível da Chamauto, entres os quais dois em Bragança e um em Macedo de Cavaleiros, o aumento nos últimos meses do ano passado “foi de cerca de 1 a 2 por cento, comparativamente ao mesmo período do ano anterior”.

No mesmo sentido, vai a avaliação de João Monteiro em relação a este período experimental. O gestor da Petrotuela, empresa que tem dois postos de combustíveis em Bragança, refere que a diferença de preço para Espanha ainda existe, apesar da medida, mas que ainda assim ganhou alguns novos clientes. “Em termos de consumos no posto, não aumentaram. O posto tem perdido alguns clientes particulares habituais. Tivemos novos clientes de gasóleo profissional e, devido a isso, aumentou esse consumo, mas foi um aumento residual”, referiu.

Agora que a medida foi estendida ao resto do país os responsáveis destas empresas de combustíveis esperam para ver, mas João Monteiro teme que os poucos clientes que ganharam devido ao desconto possam deixar de escolher Bragança ou Macedo já que terão mais opções. “A medida foi boa. Com o alargamento a todo o país, vamos ver. Provavelmente, essas empresas, que não são de Bragança mas de outros concelhos como o Porto, podem passar a abastecer noutras zonas”, considera.

A medida de desconto em gasóleo para as empresas transportadoras foi implementada em Setembro de 2016 para contrariar a tendência de abastecer em Espanha.

De acordo com o Gabinete do ministro-adjunto, “no decurso do período experimental, que decorreu em quatro zonas de fronteira com grande movimento de transporte de mercadorias, registou-se um significativo aumento de vendas de gasóleo, de perto de 400 mil litros, entre Setembro e Novembro”.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário