Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Projecto da auto-estrada entre Quintanilha e Zamora desbloqueado

O ministério da economia espanhol desbloqueou os trâmites necessários para a construção da auto-estrada A11, entre Zamora e a fronteira com Portugal, junto a Quintanilha. Esta é a última fase do processo que levará à execução do projecto para a construção da auto-estrada, alternativa à estrada nacional 122. O governo espanhol anunciou dia 25 de Fevereiro que aprova “provisoriamente o documento técnico de “actualização do procedimento de avaliação ambiental da A-11, no troço Zamora – Fronteira portuguesa”, que inclui o estudo de impacto ambiental”, de forma a colocá-lo em consulta pública, por um período de 30 dias.
Trata-se de uma extensão de 71,4 quilómetros e o custo estimado da obra ascende a 328 milhões de euros.

O presidente do município de Bragança, Hernâni Dias, já se congratulou com esta notícia e considera que o projecto só peca por tardio.

“Está cada vez mais próximo esta concretização que há muito tempo é ansiada pelo lado português e espanhol”, sublinhou. No entanto, alerta que esta “não é uma obra para começar amanhã, terá agora que seguir toda a tramitação normal”, apesar disso mostra-se satisfeito por este “último passo” para a concretização de uma ligação que há tantos anos era pedida. “É o passo que faltava para que a obra possa avançar num período mais curto”, referiu o presidente do município de Bragança.

O autarca explicou ainda que depois de finalizado este processo, o governo espanhol tem dois anos para desenvolver o projecto e começar as obras.

O presidente do município considera que esta solução não é incompatível com a melhoria da rodovia Bragança – Puebla de Sanábria, uma ligação que também é defendida por Hernâni Dias.

“Temos vindo a lutar por esta ligação e esta notícia agora só nos pode dar ainda mais força para que avançando uma possa avançar também a outra. Sob o ponto de vista estratégico tão importante é uma como a outra. Ambas são importantes, uma para um lado, a outra para o outro”, sublinhou ainda.

O ministério da economia de Espanha anunciou a aprovação do procedimento de avaliação ambiental da auto-estrada “del Duero”.

O projecto para a construção da auto-estrada entre a capital zamorana e Quintanilha está agora em consulta pública durante um mês. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário