Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Alunos brasileiros do IPB mostram a sua cultura à cidade de Bragança

O Brazilian Day trouxe até Bragança os sabores e ritmos do Brasil. A associação de estudantes brasileiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), lançou o desafio aos mais de 200 alunos brasileiros do Instituto de organizar uma festa que convidasse a comunidade brigantina a participar e a conhecer melhor a sua cultura e mesmo quebrar alguns preconceitos.
Os estudantes organizaram uma festa esta quarta-feira que encheu de cor a Praça Cavaleiro de Ferreira, onde apresentaram músicas, danças e venderam comidas típicas. Bianca Garcia uma das estudantes refere que esta foi também uma noite em que se sentiram mais próximos de casa.

“A ideia começou com a associação dos brasileiros do IPB que decidiu fazer este evento para trazer um pouco da nossa cultura para o pessoal aqui de Bragança ainda mais porque a cidade recebe muitos alunos de intercâmbio também de toda a Europa”, disse a aluna.

Larissa Silva está em Portugal há cinco meses e confessa que apesar de estar a gostar de viver em Bragança, não estava à espera que o povo português e o povo brasileiro fossem tão diferentes e que por isso é bom organizar iniciativas onde as pessoas se juntem. A estudante explica que Brazilian day é inspirado nos arraiais dos santos populares portugueses.

“Apesar de a festa se chamar Brazilian day, a decoração as comidas e as danças são de uma festa específica do Brasil que veio de Portugal, o São João e que no Brasil ocorre no mês de Junho todo e se chamam festas joaninas e a intenção é mostrar um pouco mais do Brasil”, afirmou.

Para Higor Cerqueira, membro da associação de estudantes Brasileiros do IPB, e o organizador do Brazilian Day estava na altura de a comunidade brasileira se abrir à comunidade Brigantina

“Nós como associação sempre construímos os nossos eventos para os associados brasileiros e chegou a hora de trazermos isso para a cidade. Muitos alunos vêm um ou dois semestres e recebe muito da cidade de Bragança e percebemos que era altura de trazermos um retorno para a sociedade também”, destacou.

Nas apresentações participaram brasileiros, portugueses, franceses, cabo-verdianos e todos os que se quiseram juntar. Professores e direcção do Instituto Politécnico de Bragança também fizeram questão de se juntar aos estudantes para conviver conhecer mais da sua cultura. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário