Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Manuel António Pires

Cónego capitular da Sé catedral de Bragança, penitenciário da mesma, professor de ciências eclesiásticas no Seminário Diocesano de Bragança e no mesmo director doutrinal e examinador pró-sinodal e prelado doméstico de Sua Santidade com o título de monsenhor.
Nasceu na freguesia de S. Pedro dos Sarracenos, concelho de Bragança, a 3 de Setembro de 1824 e aqui faleceu a 9 de Março de 1895; filho de Francisco José Pires, natural de Mós de Rebordãos, e de Maria Luísa, natural de Sarzeda, moradores em S. Pedro dos Sarracenos.
Foi nomeado professor de ciências eclesiásticas no Seminário de Bragança, onde já o era de preparatórios, em 16 de Maio de 1886.

Escreveu:
Officia propria festorum a Summis Pontificibus approbata et concessa por Dioecesi Coeliobrigensi nunc demo recognita et edita. Bracarae, ex tip. Lusitana, 1868. 8.º de 166 págs. e duas de correcções. É a colecção da reza especial da diocese de Bragança, em volume próprio. Livro de muita utilidade e indispensável aos sacerdotes bragançanos.
Opúsculo de considerações históricas sobre a edificação da catedral de Bragança. Porto, tip. de António José da Silva Teixeira, 1883. 8.º de VII-39 págs.
Catecismo explicado – Breviário do Cristão compilado da Explicação histórica, dogmática, moral, litúrgica e canónica de Mr. o Abade Ambrósio Guillois e de outros autores católicos. Porto, tip. de António José da Silva Teixeira, 1883. 8.º de XVI-464 págs. Esta obra é oferecida a D. José Maria da Silva Ferrão de Carvalho Martens, bispo de Bragança, do qual insere a Provisão de 18 de Janeiro de 1883, que a manda considerar «como cathecismo diocesano em toda a diocese de Bragança (e que por ella os parochos dirijam as suas lições de doutrina christã)».
Virtudes do Bispo de Bragança D. António Luís da Veiga Cabral e Câmara. Porto, Tip. da Palavra, 1887, 8.º de 36 págs.
Catecismo abreviado da Doutrina Cristã para uso da mocidade estudiosa, dado à Diocese de Bragança em 31 de Dezembro de 1887, faustoso dia do Jubileu Sacerdotal do Sumo Pontífice Leão XIII. Coimbra, Imp. da Universidade, 1888. 16.º de 254 págs. É um resumo do antecedente com destino a ensinarem-se por ele as crianças, compendiado pelo autor a pedido do bispo da diocese D. José Alves de Mariz, a quem o livro é dedicado, como se vê da sua Provisão de 31 de Dezembro de 1887, inserta logo no princípio, onde recomenda que na diocese de Bragança os «parochos e professores usem sómente d’este livro para o ensino da doutrina christã, devendo uns e outros munir-se do “Cathecismo-breviario do Christão” para desenvolverem e explicarem os principios religiosos segundo as exigencias e o progressivo aproveitamento dos seus discipulos».
Breve compêndio ou Catecismo de doutrina cristã muito útil aos meninos para se instruírem na ciência da Salvação; e aos pais de família para educarem seus filhos e criá-los na verdadeira fé e doutrina da Santa Igreja Católica. Braga, na tip. Lusitana, 1870. 16.º de LIX-428 págs., sendo duas de erratas.
Monumento à memória de D. António Luís da Veiga Cabral e Câmara, Bispo de Bragança. Porto, tip. da Palavra, 1889. 8.º de XXXI-339 págs., com o retrato do bispo. Esta obra foi escrita de colaboração com: conde de Samodães, Artur Eduardo de Almeida Brandão, capelão de caçadores nº 9, e Pedro Augusto Ferreira, abade de Miragaia, no Porto, continuador do Portugal Antigo e Moderno.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário