Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Castelo da Marruça | Preparação da intervenção arqueológica

A Câmara Municipal iniciou um projeto de intervenção arqueológica no Castelo da Marruça, situado na aldeia de Parada. Este povoado fortificado tem uma cronologia enquadrável na idade do ferro e, pelo que é possível perceber, constituído por um campo de pedras fincadas, o que o torna relativamente raro, pois os povoados de pedras fincadas verificam-se principalmente em Trás-os-Montes Oriental, bem como de dois taludes antecedidos de uma linha de muralha e um provável torreão.
É no sentido de recuperar e preservar este património arqueológico que a autarquia vai executar a Intervenção Arqueológica no Castelo da Marruça. Neste momento está na primeira fase que consiste na desmatação e limpeza do local. O objetivo é obter uma leitura pormenorizada do sítio e a possibilidade de torná-lo visitável. Após este trabalho concluído será efetuado o levantamento topográfico de pormenor de todas as estruturas.
As fases seguintes consistirão em sondagens arqueológicas de diagnóstico, alargamentos e escavações em área, bem como a consolidação e reconstrução das estruturas que careçam destas medidas de minimização.

No futuro este poderá vir a ser mais um ponto turístico de interesse, complementando o roteiro de monumentos religiosos, património natural e riqueza cultural que já existem no concelho de Alfândega da Fé.

CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário