Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Pesca atrai participantes ao concelho de Macedo

A zona de Santa Combinha da Barragem do Azibo em Macedo de Cavaleiros, foi escolhida no passado sábado para receber, mais uma vez, o concurso de pesca das vindimas. Organizado pelo Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros este evento é já uma tradição e conta com mais de 10 anos.
Um projeto que dinamiza a cidade e traz cada vez mais participantes que têm o gosto pelo desporto da pesca aliado às vindimas.

António Oliveira, Presidente do Clube Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros conta-nos um pouco mais acerca das regras e objetivos da pescaria.

“Sim, este concurso é feito para os sócios e não sócios. No caso de hoje temos pescadores dos Ferroviários de Campanhã do Porto, de Parada de Baltar também temos muita gente, de Alijó, de Vila Real, Sabrosa, Mirandela, Bragança e os nossos sócios de Macedo. Portanto as pessoas que queiram participar neste concurso podem participar à vontade. Só o preço é que é diferente. Para os sócios é um preço, para os não sócios é outro; com almoço incluído. Hoje, é dos maiores concursos que temos feito aqui na nossa barragem, temos 55 inscritos, sócios temos 20 e o resto é tudo não sócios.”
Com a concentração no local marcada para as 8h30 da manhã, os pescadores sabem através de um sorteio o pesqueiro que lhes é atribuído. No final do dia existe prémio de maior valor para o pescador que conseguir pescar a maior quantidade. Depois de pesado, o peixe é lançado novamente à água.

João Ribeiro é pescador há cerca de 40 anos e refere alguns motivos para a variação da quantidade de peixe existente na zona.

“Eu acho que, não é só no Azibo, é em todo o lado, o peixe tem sido cada vez menos. Portanto isto das mudanças climáticas, poluição, estão em certa medida a por em causa a sobrevivência das espécies.”
Sócio do clube, António Lima, fala-nos da sua experiência como pescador e realça a importância do convívio nestes eventos.

“Já pesco há muito, o ano passado até fui eu que ganhei o interclubes. A pesca é um passatempo. O convívio é muito importante, o almoço, embora toda a gente goste de ganhar, é normal.”
O próximo evento do clube será um concurso de pesca desportiva do achigã e lúcio, dia 11 de novembro, também na Barragem do Azibo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário