Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

“Ter chegado até aqui já é uma vitória para Podence” considera a DESTEQUE

Podence não foi eleita pelos portugueses como a aldeia mais mais Autêntica do país, tendo o título sido vencido por Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
Apesar do resultado não ter sido o esperado, estar na final já é, por si só, uma vitória, e, durante todo o concurso, a aldeia de Podence foi falada e ficou mais conhecida nacionalmente. Quem o diz é Duarte Moreno,  presidente da DESTEQUE, entidade promotora da candidatura de Podence, e autarca macedense.

“Ter chegado até aqui já é uma vitória.

Das mais de 300 aldeias escolhidas, Podence ficou entre as 14 finalistas, e isso também é ganhar. Penso que as 14 aldeias que estiveram a concorrer nas diversas categorias são todas vitoriosas.

Houve um aumento do número de visitantes e penso que, por isso, o retorno de tudo aquilo que fizemos até agora foi positivo.”

O maior mote de autenticidade da aldeia de Podence ao longo do concurso foram os Caretos, representantes da cultura daquele povo e com características que fazem deles únicos no país. António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, diz que vão continuar a trabalhar em prol da tradição da aldeia de onde são oriundos, assim como para a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, que foi submetida em março deste ano mas acabou por ficar em suspenso.

“Vamos continuar a trabalhar na candidatura à UNESCO, esse é o nosso objetivo e acho que vamos chegar a bom porto. 

Nunca desistimos. Para Podence foi bom chegar a este patamar a nível nacional, a aldeia já era conhecido mas com estas galas ficou ainda mais.”

Mas no distrito de Bragança houve motivos para festejar com a vitória de Rio de Onor, que desde de domingo detém o título de 7a Maravilha de Portugal na categoria de Áreas Protegidas.

É agora esperada a visita de mais pessoas à aldeia de Rio de Onor com uma representação que muito orgulha a todo o distrito, considera Hernani Dias, presidente do município de Bragança.

“Acho que todos nós saímos vitoriosos deste concurso e, neste caso particular, acho que Rio de Onor é uma digna representante das nossas aldeias.

Já se verificou um aumento do número de visitantes e creio que com esta vitória o aumento será ainda maior. Teremos mais gente a visitar Rio de Onor, mais pessoas a procurar esta magnífica aldeia e, obviamente que isso representa também algo de positivo para para todo o nordeste transmontano.

É um enorme orgulho e temos de agradecer a todos os brigantinos, a todos aqueles que, não sendo do concelho, deram o seu contributo para esta vitória e lembrar aqui toda a nossa comunidade emigrante que ajudou neste processo. Sem eles não teríamos conseguido. “

Duarte Moreno, autarca macedense, deixou também uma palavra de congratulação pela vitória da aldeia de Rio de Onor.

“Embora não tenhamos ganho o título de Maravilha para a aldeia de Podence, estamos felizes porque o distrito de Bragança conseguiu mais uma maravilha que é Rio de Onor.

Isto significa que, no nosso território há maravilhas que devem ser mostradas ao país.

Nem sempre se pode ganhar, mas estamos contentes por Rio de Onor ser a 7ª Maravilha eleita em Áreas Protegidas. Estamos mesmo contentes por ela.”
A gala que ditou as 7 aldeias mais votadas pelos portugueses aconteceu domingo à noite na aldeia de Piódão, concelho de Arganil e distrito de Coimbra e foi transmitido em direito pela RTP 1, promotora do evenão.

Confira as 7 Aldeias Maravilha de Portugal.

Dornes, categoria de Aldeias Ribeirinhas;

Sistelo, categoria de Aldeias Rurais;

Fajã dos Cubres, categoria de Aldeias de Mar;

Piódão na categoria de Aldeias Remotas;

Castelo Rodrigo, categoria de Aldeias Autênticas;

Monsaraz, categoria de Aldeias Monumento;

Rio de Onor, categoria de Aldeias em Áreas Protegidas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário