Vimioso quer alertar para o problema do despovoamento do interior e para isso incentiva os jovens casais com políticas de natalidade. Além do pagamento total das vacinas não comparticipadas pelo Serviço Nacional de Saúde, e dos apoios na creche e escolas, a câmara entregou a cada um dos 20 bebés nascidos este ano, no concelho, com um cheque no valor de 1000 euros, ao realizar pelo 15.º ano o concurso bebé do ano.
Jorge Fidalgo, presidente do município, diz que esta é uma forma de chamar a atenção para o problema e para as necessidades destes territórios. “Esta iniciativa serve para premiar aqueles pais que constituem aqui as suas famílias e têm aqui os seus filhos, mas sobretudo alertar o poder central para a problemática do despovoamento de concelhos como o nosso. Quando temos de dar prémios nestes casos é porque alguma coisa não está bem, e era necessário que o governo olhasse para estes territórios de uma forma completamente diferente”, frisou.
Jorge Fidalgo diz que os problemas do interior como o despovoamento são cada vez mais evidentes porque há falta de vontade política para os resolver e aponta os casos de encerramentos de serviços como causa “para acentuar a perda de população” e considera “incompreensível que haja um país, não a duas velocidades, mas a três ou quatro velocidades”.
Em jeito de alerta Jorge Fidalgo avisa o governo de que os custos da interioridade serão muito maiores se continuarmos sem tomar medidas para os problemas das regiões de baixa densidade populacional.
Vimioso a apostar num apoio aos casais que querem ser pais como tentativa de combater o despovoamento e desertificação do concelho, numa altura em que até já uma creche abriu portas no concelho.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário