Igreja paroquial de Avantos |
No verão, sentam-se nos bancos do jardim que fica do outro lado da estrada à sombra de árvores diversas, chorões e tílias, em volta das mesas igualmente em granito. O centro da povoação é logo por baixo desse jardim. Chamam lhe o Largo da Fonte Antiga. É ali que está construída uma fonte luminosa a funcionar desde 1995. Lá está o Coreto para as festas, a Casa da Junta e do Povo do lado de cima. Mesmo junto, e virada para a estrada, é a sede da Associação Cultural. Logo à entrada da povoação está a escola Primária com 1 sala de aula.
As casas da povoação estão à volta desse largo, no seguimento da estrada municipal para Alvites, e na zona da Igreja, para onde dão ruas pequenas e inclinadas, como a das Flores, a da Alegria ou a da Igreja. Não lhe falta um lavadouro e um campo de futebol. Tem água canalizada e recolha de lixo. Em 1960 havia 308 pessoas e estavam registados 8 produtores de azeite, 1 médico, 1 mercearia e 1 professora que ali exerciam a sua profissão. Em 1991 somavam 172 habitantes. No censo de 2001 apresentava 123, sendo 57 do sexo masculino. A agricultura continua a ser quase a única actividade praticada e de subsistência. Poucos tractores e muitos instrumentos tradicionais e carroças, bem como muares, o arado e a enxada.
Destaca-se uma casa brasonada do lado debaixo da Igreja, e muito próximo desta, virada para a estrada, onde as janelas e varanda com grade de ferro forjado sobressaem do conjunto pouco cuidado. O resto das habitações tradicionais são em xisto, com varandas em madeira. A festa principal é a Santo André, padroeiro da paróquia, mas só a realizam quando arranjam meios, chegando a estar aos 5 e 6 anos sem se realizar. Avantos mostra nos assim ser uma terra pequena, a despovoar se, mas acolhedora, e valendo se da estrada que lhe passa pelo meio, bem como da anexa Pousadas que fica a 3 km.
Pousadas é uma anexa, a três quilómetros para norte, que em 1996 ainda tinha 1 carpinteiro, 2 pastores, 1 alfaiate e 3 pessoas com Curso superior. E eram 6 estudantes que foram para fora da freguesia estudar. O Ribeiro das Pousadas, a sua típica e horizontal Igreja de granito já bastante tosco, o seu largo e ainda a boa água da sua fonte, são referências importantes da localidade. Por outro lado, em Avantos havia 1 carpinteiro, 2 pastores, 1 padeiro, 2 negociantes, 1 ferreiro, 1 ferrador, 1 barbeiro, e 4 pessoas com Curso superior. Os seus jardins floridos, muitos particulares junto da estrada, dão um ar romântico à aldeia.
In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário