Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

AVANTOS - Freguesias do Concelho de Mirandela

Igreja paroquial de Avantos
AVANTOS é um pequeno povoado, sede de freguesia e situa se para Nordeste do concelho de Mirandela a que pertence administrativamente. Fica próximo da antiga linha-férrea para Bragança, a cerca de 11 quilómetros da cidade do Tua. Tem como orago Santo André, e foi Curato da apresentação do Reitor de Ala, a cuja Comenda pertencia também. Em 1756 construiu se a Igreja Matriz, e em 1770 forra se a capela-mor. A Igreja é em cantaria com uma inscrição frontal e duas pequenas aberturas redondas na parede. A Torre Sineira é central, simples e com escadas exteriores de ferro que lhe dão acesso. No seu interior o chão mantém as placas graníticas por baixo das quais enterravam os mortos. Nos altares lá está a bela talha dourada. Nas escadas exteriores que dão para o adro, bem como nos bancos laterais também de granito, é costume juntarem se os reformados que já não podem trabalhar, para conversar e "matarem" o tempo, jogando por vezes às cartas. Os domingos e feriados também ali se juntam outros habitantes da povoação de Avantos.
No verão, sentam-se nos bancos do jardim que fica do outro lado da estrada à sombra de árvores diversas, chorões e tílias, em volta das mesas igualmente em granito. O centro da povoação é logo por baixo desse jardim. Chamam lhe o Largo da Fonte Antiga. É ali que está construída uma fonte luminosa a funcionar desde 1995. Lá está o Coreto para as festas, a Casa da Junta e do Povo do lado de cima. Mesmo junto, e virada para a estrada, é a sede da Associação Cultural. Logo à entrada da povoação está a escola Primária com 1 sala de aula.
As casas da povoação estão à volta desse largo, no seguimento da estrada municipal para Alvites, e na zona da Igreja, para onde dão ruas pequenas e inclinadas, como a das Flores, a da Alegria ou a da Igreja. Não lhe falta um lavadouro e um campo de futebol. Tem água canalizada e recolha de lixo. Em 1960 havia 308 pessoas e estavam registados 8 produtores de azeite, 1 médico, 1 mercearia e 1 professora que ali exerciam a sua profissão. Em 1991 somavam 172 habitantes. No censo de 2001 apresentava 123, sendo 57 do sexo masculino. A agricultura continua a ser quase a única actividade praticada e de subsistência. Poucos tractores e muitos instrumentos tradicionais e carroças, bem como muares, o arado e a enxada.
Destaca-se uma casa brasonada do lado debaixo da Igreja, e muito próximo desta, virada para a estrada, onde as janelas e varanda com grade de ferro forjado sobressaem do conjunto pouco cuidado. O resto das habitações tradicionais são em xisto, com varandas em madeira. A festa principal é a Santo André, padroeiro da paróquia, mas só a realizam quando arranjam meios, chegando a estar aos 5 e 6 anos sem se realizar. Avantos mostra nos assim ser uma terra pequena, a despovoar se, mas acolhedora, e valendo se da estrada que lhe passa pelo meio, bem como da anexa Pousadas que fica a 3 km.
Pousadas é uma anexa, a três quilómetros para norte, que em 1996 ainda tinha 1 carpinteiro, 2 pastores, 1 alfaiate e 3 pessoas com Curso superior. E eram 6 estudantes que foram para fora da freguesia estudar. O Ribeiro das Pousadas, a sua típica e horizontal Igreja de granito já bastante tosco, o seu largo e ainda a boa água da sua fonte, são referências importantes da localidade. Por outro lado, em Avantos havia 1 carpinteiro, 2 pastores, 1 padeiro, 2 negociantes, 1 ferreiro, 1 ferrador, 1 barbeiro, e 4 pessoas com Curso superior. Os seus jardins floridos, muitos particulares junto da estrada, dão um ar romântico à aldeia.

In III volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte.

Sem comentários:

Enviar um comentário