Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 23 de junho de 2018

Trás-os-Montes e Alto Douro fora das 15 localidades menos poluídas de Portugal

A OMS (Organização Mundial de Saúde) classifica como localidades poluídas aquelas cujo ar tenha mais de 10 microgramas de partículas minúsculas por metro cúbico (a lei portuguesa põe como tecto 25 microgramas).
Estarreja, Almada e Cascais são as mais poluídas, situando-se todas no litoral. Curioso é notar que Guimarães, com 3 microgramas (são consideradas poluídas pela OMS as que têm mais de 2 microgramas) uma cidade com bastante indústria à sua volta, é a menos poluída do país. 
Guimarães como a cidade mais «limpa» do país é resultado da forte política de zonas verdes e de ser exemplar no tratamento das árvores em espaços urbanos. Em Guimarães é difícil ver tratar mal as árvores das ruas e parques. Normalmente só cortam os galhos que se projectam contra as casas, preservando o resto da copa. 
As árvores bem tratadas são mais sadias e resistem melhor aos vendavais. Durante o ano, o ar fica mais puro (mesmo quando despidas combatem a poluição nas suas partes verdes), principalmente no Verão. 
Além de produzirem mais oxigénio tornam a cidade mais fresca em dias de calor.
Em Guimarães as árvores são tratadas como seres vivos generosos.

Jorge Lage
in:atelier.arteazul.net

Sem comentários:

Enviar um comentário