Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Moncorvo investe um milhão de euros na musealização do centro histórico

O município de Torre de Moncorvo anunciou hoje que vai investir cerca de um milhão de euros na musealização do castelo medieval e na criação de um Centro de Estudos Judaicos, no centro histórico da vila transmontana.
"Este projeto vai permitir a visita as ruínas do antigo castelo, em toda a sua extensão, onde se pode ver ainda a antiga cisterna, as muralhas e a parte envolvente à capela do Sagrado Coração de Jesus, um processo que ajudará na requalificação do todo o centro histórico da vila", disse à Lusa, o presidente da Câmara, Nuno Gonçalves.

Do antigo castelo medieval, mandado edificar por D. Dinis nos séculos XIII e XIV, conserva-se intacta a porta do lado nascente e, sobre ela, ergueu-se no séc. XVII a capelinha da Senhora dos Remédios e a porta da "traição". Restam alguns panos de muralha que circuitava toda a vila. O castelo gótico situava-se no extremo sul da cerca.

"Para além do circuito de visitas à antiga cerca medieval, serão expostas peças e artefactos que resultaram de escavações arqueológicas feitas no interior do castelo, no processo que será acompanhado de perto pela Direção Regional de Cultura do Norte", observou o autarca.

O autarca assegura que o que se pretende com o projeto é criar “um espaço vivo" dentro do centro histórico da vila, num projeto orçado em cerca de 590 mil euros, cofinanciado por fundos do Portugal 2020.

Por outro lado, a criação de um Centro de Estudos Judaicos, também no centro histórico de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, pretende elevar a cultura judaica daquele concelho do Douro Superior.

"Este centro terá como missão fazer um estudo da cultura judaica no território e será construído na antiga Sinagoga da vila, que está implantada no centro histórico e que foi adquirida pelo município a um particular", explicou Nuno Gonçalves.

Torre de Moncorvo vem demonstrado, de acordo com o responsáveis autárquicos locais, um interesse recente pelo estudo da cultura judaica, inclusive com organização anual de um congresso que junta diversos investigadores nacionais e internacionais e descendentes de judeus.

"Pretende-se, assim, criar mais um centro dedicado ao estudo e cultura judaica no território transmontano", vincou.

A criação do Centro de Estudos Judaicos vai contar com a comparticipação de fundo do Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos (PROVERE), no montante de mais de 360 mil euros.

A recuperação da antiga Sinagoga deverá "começar a breve prazo".

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário