O Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso, em Bragança, recebe a exposição colectiva de oito artistas da região com mais de 20 peças de várias técnicas e estilos desde a pintura, desenho, escultura e arquitectura.
Joaquim Cavalheiro, curador da exposição, explica que a mostra foi buscar o nome ao número de artistas e a uma peça fixa na sala de exposições.
“A pia do ferreiro pesa meia tonelada e marca muito a sala, no eixo central, e tudo o que aqui se coloque acaba por estar relacionado com a pia. E com os oito artistas nasceu o Oitopia, uma maneira de fazer uma analogia com o trabalho utópico dos artistas, é um bocado difícil explicar o processo criativo, mas é um bocado utópico todo ele, a maneira como nascem as peças na mente dele”, explicou ainda Joaquim Cavalheiro que é também um dos oito artistas, da cidade ou que têm uma ligação a Bragança, que se juntam na mostra. Amável Antão, Ana Domingues, Cala, Luís Barata, Marco Costa, Mário Ortega e Miguel Moreira e Silva completam o catálogo dos artistas.
A exposição está integrada nas comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, entidade a que pertence o Museu Dr. Belarmino Afonso. O provedor da instituição, Eleutério Alves, espera que a iniciativa possa contribuir para dinamizar o espaço cultural.
“O objectivo é dar espaço para que os artistas possam mostrar as suas obras, agora estão estes, num futuro próximo estarão outros, potenciar o museu desta forma é também interessante, porque quem vem ver a exposição acaba por ver o museu e quem vem ver o museu vê também a exposição”, afirmou.
Até 28 de Fevereiro a exposição Oitopia pode ser vista no Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário