Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Museu Belarmino Afonso recebe exposição “Oitopia”

O Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso, em Bragança, recebe a exposição colectiva de oito artistas da região com mais de 20 peças de várias técnicas e estilos desde a pintura, desenho, escultura e arquitectura.
Joaquim Cavalheiro, curador da exposição, explica que a mostra foi buscar o nome ao número de artistas e a uma peça fixa na sala de exposições.

“A pia do ferreiro pesa meia tonelada e marca muito a sala, no eixo central, e tudo o que aqui se coloque acaba por estar relacionado com a pia. E com os oito artistas nasceu o Oitopia, uma maneira de fazer uma analogia com o trabalho utópico dos artistas, é um bocado difícil explicar o processo criativo, mas é um bocado utópico todo ele, a maneira como nascem as peças na mente dele”, explicou ainda Joaquim Cavalheiro que é também um dos oito artistas, da cidade ou que têm uma ligação a Bragança, que se juntam na mostra. Amável Antão, Ana Domingues, Cala, Luís Barata, Marco Costa, Mário Ortega e Miguel Moreira e Silva completam o catálogo dos artistas.

A exposição está integrada nas comemorações dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, entidade a que pertence o Museu Dr. Belarmino Afonso. O provedor da instituição, Eleutério Alves, espera que a iniciativa possa contribuir para dinamizar o espaço cultural.

“O objectivo é dar espaço para que os artistas possam mostrar as suas obras, agora estão estes, num futuro próximo estarão outros, potenciar o museu desta forma é também interessante, porque quem vem ver a exposição acaba por ver o museu e quem vem ver o museu vê também a exposição”, afirmou.

Até 28 de Fevereiro a exposição Oitopia pode ser vista no Museu Etnográfico Dr. Belarmino Afonso. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário