Muitos projectos de jovens agricultores para plantação de novos soutos não estão a receber financiamento de fundos comunitários. Apesar de se tratar de projectos que obtiveram aprovação, não chegam à fase seguinte.
O problema foi apresentado pelo presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, ontem na abertura da Feira Internacional do Norte, a Norcaça, Norpesca e Norcastanha, na presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. “Os projectos estão avaliados até ao momento e não houve decisão sobre o processo de financiamento e é isso que nos preocupa porque há efectivamente vários jovens que fizeram candidaturas e neste momento não há uma decisão definitiva, porque provavelmente não haverá capacidade financeira para suportar as candidaturas que foram submetidas”, salientou.
O problema preocupa também o grão-mestre da Confraria Ibérica da Castanha Paulo Hermenegildo, que afirma que a situação está a impedir a fixação de alguns jovens na região, falando de dezenas de casos de investimento entre os 100 e os 200 mil euros. “A maioria tem parecer favorável e não há cabimentação orçamental. Soubemos que o governo teria de avançar com 212 milhões de euros para o programa e só garantiu 40 milhões, assim não há cabimentação orçamental. Alegadamente dos mil milhões e 400 mil euros que vinham destinados ao programa de jovens agricultores, a maior parte vão para trás, para Bruxelas, porque não há dinheiro do governo para fazer face à exequibilidade dos projectos aprovados em 2017”, frisou.
Quanto a este caso, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, mostrou-se disponível para avaliar o problema e avançou a possibilidade de vir a ser criado um programa específico para o castanheiro. “Abrimos um anúncio na medida 8.1.5 do PDR 2020 para o Norte no valor de 10 milhões de euros, que esperamos possam ajudar a fazer a mudança que é necessária no castanheiro, Mas de qualquer forma, estou disponível para avaliar em Março do próximo ano, quando fecharmos a análise destas candidaturas, se é necessário um programa especifico para o castanheiro e se for necessário cá estaremos para avançar com ele”, garantiu.
Na inauguração oficial da Feira Internacional do Norte o autarca de Bragança pediu, ainda, mais apoios para a agricultura familiar e alertou o governante para a necessidade de abertura de novos avisos para apoio à construção de barragens de regadio.
A feira, que este ano tem algumas novidades, nomeadamente, na disposição do espaço dos expositores, novos espaços e maior aposta na animação. Os expositores esperam por muitos visitantes ao longo dos próximos dias.
Até domingo o pavilhão do Nerba em Bragança recebe a 17.ª Feira Internacional do Norte – a Norcaça, Norpesca e Norcastanha.
Com destaque para o 11.º Fórum Internacional da castanha, a montaria ao javali, a prova de Santo Huberto, o 2º Passeio de Clássicos, uma Caminhada solidária, um Passeio Micológico, uma gincana de tractores e na animação o concerto da fadista Cuca Roseta, este sábado.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário