Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Queixas de falta de financiamento para novos projectos de soutos marca arranque da Norcaça, Norpesca e Norcastanha

Muitos projectos de jovens agricultores para plantação de novos soutos não estão a receber financiamento de fundos comunitários. Apesar de se tratar de projectos que obtiveram aprovação, não chegam à fase seguinte.
O problema foi apresentado pelo presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, ontem na abertura da Feira Internacional do Norte, a Norcaça, Norpesca e Norcastanha, na presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. “Os projectos estão avaliados até ao momento e não houve decisão sobre o processo de financiamento e é isso que nos preocupa porque há efectivamente vários jovens que fizeram candidaturas e neste momento não há uma decisão definitiva, porque provavelmente não haverá capacidade financeira para suportar as candidaturas que foram submetidas”, salientou.

O problema preocupa também o grão-mestre da Confraria Ibérica da Castanha Paulo Hermenegildo, que afirma que a situação está a impedir a fixação de alguns jovens na região, falando de dezenas de casos de investimento entre os 100 e os 200 mil euros. “A maioria tem parecer favorável e não há cabimentação orçamental. Soubemos que o governo teria de avançar com 212 milhões de euros para o programa e só garantiu 40 milhões, assim não há cabimentação orçamental. Alegadamente dos mil milhões e 400 mil euros que vinham destinados ao programa de jovens agricultores, a maior parte vão para trás, para Bruxelas, porque não há dinheiro do governo para fazer face à exequibilidade dos projectos aprovados em 2017”, frisou.

Quanto a este caso, o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, mostrou-se disponível para avaliar o problema e avançou a possibilidade de vir a ser criado um programa específico para o castanheiro. “Abrimos um anúncio na medida 8.1.5 do PDR 2020 para o Norte no valor de 10 milhões de euros, que esperamos possam ajudar a fazer a mudança que é necessária no castanheiro, Mas de qualquer forma, estou disponível para avaliar em Março do próximo ano, quando fecharmos a análise destas candidaturas, se é necessário um programa especifico para o castanheiro e se for necessário cá estaremos para avançar com ele”, garantiu.

Na inauguração oficial da Feira Internacional do Norte o autarca de Bragança pediu, ainda, mais apoios para a agricultura familiar e alertou o governante para a necessidade de abertura de novos avisos para apoio à construção de barragens de regadio.

A feira, que este ano tem algumas novidades, nomeadamente, na disposição do espaço dos expositores, novos espaços e maior aposta na animação. Os expositores esperam por muitos visitantes ao longo dos próximos dias.

Até domingo o pavilhão do Nerba em Bragança recebe a 17.ª Feira Internacional do Norte – a Norcaça, Norpesca e Norcastanha.

Com destaque para o 11.º Fórum Internacional da castanha, a montaria ao javali, a prova de Santo Huberto, o 2º Passeio de Clássicos, uma Caminhada solidária, um Passeio Micológico, uma gincana de tractores e na animação o concerto da fadista Cuca Roseta, este sábado. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário