Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Assembleia Municipal de Macedo aprova moção de reforço para inclusão da ligação à Gudiña no PNI 2030

Este é uma das reivindicações da CIM Terras de Trás-os-Montes há muito ambicionada que Benjamim Rodrigues, autarca de Macedo, diz ser mesmo uma prioridade para a região, daí a não concordarem a decisão da tutela:
“Não concordamos com a decisão do Governo de não incluir esta ligação no PNI 2030, descontentamento esse que transmitimos aos grupos parlamentares da assembleia, e com a  aprovação desta moção, queremos reforçar a nossa não concordância com a omissão deste investimento. É um reivindicação prioritária de há já muitos anos.

Chegaram a haver promessas de incluir esta estrada num plano futuro de investimento, o que não aconteceu, pelo que nos vemos na obrigação de mostrar o nosso descontentamento e reivindicar que faça parte do PNI 2030.”

Uma ligação que seria fundamental para o crescimento da Zona Industrial de Macedo e para o escoamento de produtos para a Europa através da estação do AVE na Godiña, já na Galiza:

“Uma vez que a nossa Zona Industrial está na encruzilhada do IP2 com a A4, esta ligação dar-lhe-ia outro movimento, outra possibilidade de investimento, transformando-a eventualmente numa plataforma logística regional. Ao mesmo tempo, estaríamos a cria uma via rápida de escoamento de produtos para a Europa através da estação da Godiña.

Temos também a reivindicação da ligação de Bragança à Puebla de Sanabria, mas estamos a falar de uma estação de passageiros. A nós também nos interessa escoar mercadorias, e a principal estações para o efeito que temos nas proximidades é a da Godiña.”
Esta moção foi apresentada pelo Partido Socialista, convertendo-se depois numa moção da Assembleia Municipal, que vai agora ser apresentada na Assembleia da República, aos Grupos Parlamentares, à tutela e ao Presidente da República.
De lembrar que em 2018 tinha já sido aprovada pela assembleia de Macedo e enviada ao Governo uma moção a pedir a mesma ligação.
Mais recentemente, em fevereiro deste ano, foi também aprovada pela Assembleia Municipal de Vinhais uma moção a reivindicar a inclusão desta ligação e ainda a de Vinhais a Bragança, que também ficou fora do PNI 2030.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário