Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Direcção Regional de Cultura restaura ermitério do século XVI no concelho de Miranda do Douro

O ermitério “Os Santos”, localizado entre Sendim e Picote, no concelho de Miranda do Douro está a ser restaurado.
A intervenção está acontecer pelas mãos do especialista em conservação e restauro, Joaquim Caetano que explica que o objectivo é fazer a limpeza de massas, no mural datado do séc. XVI, para evitar mais degradação.

“Para além de procurar evitar a progressão dos danos, se o reboco está a descolar-se fixá-lo, anular as grandes interferências, o trabalho consiste em pôr massas novamente e recuperar do ponto de vista cromático e formal o que é possível. Se há uma pequena lacuna e conseguirmos constituir a forma que teria, fazemo-lo, no entanto, não repintamos não inventamos, por questões de autenticidade da peça”, sublinhou.

O espaço está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 2006 e localiza-se numa rural isolada. O especialista responsável pelos trabalhos destaca que é um mural único e daí a importância de o recuperar.

Os trabalhos duraram cerca de duas semanas e estão na recta final, numa intervenção de cerca de 13 mil euros, a cargo da Direcção Regional de Cultura do Norte, executada em parceria pelo Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda. É fruto de uma candidatura apresentada pela DRCN em conjunto com a Junta de Castela e Leão ao programa INTERREG V-A – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário