Uma comitiva do Alto Alentejo visita durante dois dias a Terra Fria do Nordeste Transmontano para conhecer o projeto turístico em curso neste território do Norte de Portugal e que envolve cinco municípios, divulgaram hoje os responsáveis.
A visita decorre na quarta e quinta-feira e visa conhecer no terreno a forma como está a ser implementado o projeto da Rota da Terra Fria Transmontana, segundo a associação de municípios local, que envolve os concelhos de Bragança, Vinhais, Miranda do Douro, Vimioso e Mogadouro.
A comitiva será composta por 25 elementos em representação dos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Alentejo e da Associação Lugares da Serra, que pretende “perceber as ações que estão no terreno, o processo evolutivo e o modelo de gestão desta Rota”, de acordo com a Associação de Municípios da terra Fria do Nordeste Transmontano.
A promotora da Rota explica, em comunicado, que “muito mais do que um projeto desenvolvido pela Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, é uma rede colaborativa, constituída por diversos parceiros e criada para a comercialização do produto”.
“Um modelo que suscitou o interesse do Alto Alentejo na busca de boas práticas no que concerne à criação de produtos turísticos de excelência e consequente captação de visitantes”, acrescenta.
O interesse de outras regiões “é tido como motivo de satisfação para a Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano, entidade gestora da Rota da Terra Fria transmontana, que vê o seu trabalho reconhecido e visto como um bom exemplo, para ser replicado, noutros territórios do país como é caso do Alto Alentejo”.
“Considera-se também que esta situação vem demonstrar que o trabalho e o investimento, com continuidade e perseverança, especialmente no setor turístico, alcança resultados e obtém o reconhecimento público das mais variadas entidades do setor”, refere.
A comitiva irá tomar conhecimento de algumas ações locais, como o pacote turístico das “escapadinhas de fim de semana”, visitar o Parque Biológico de Vinhais, a aldeia comunitária de Rio de Onor, em Bragança, o centro histórico de Bragança e Miranda do Douro, o Parque Ibérico de Natura e Aventura (PINTA), em Vimioso.
A gastronomia regional estará também em destaque com degustação em restaurantes típicos como o “Lareira” de Mogadouro seguida de um passeio de barco no Douro Internacional.
in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário