“AQVA sobre Água” é uma instalação artística de Lourdes Fisa e do fotógrafo Pedro Inácio patente no Museu do Abade de Baçal em Bragança.
A mostra conjuga as peças de pintura e gravura da artista catalã e as imagens de aquedutos pela objectiva do museológo e investigador na área do património da água. O diálogo entre diferentes linguagens artísticas contemporâneas e o legado dos aquedutos é imperioso.
A inovação das peças de Lourdes Fisa começa nos vários materiais que trabalha há 27 anos, como a fibra de vidro e o papel. “O vidro porque é um processo de transformação de matéria e porque tem uma textura que me interessa e tem transparência” e o papel porque “é mais ligeiro”.
Pedro Inácio na inauguração da instalação, que aconteceu no sábado, alertou para o uso eficiente da água. O fotógrafo que há 40 anos visita a cidade brigantina contou que a exposição evoca “uma água sem tempo e de todos os tempos”, assim como a forma como “apareceu na natureza e como ainda está nela”.
O Museu do Abade de Baçal sofreu alterações na exposição permanente, referiu Amândio Felício, o director do espaço cultural.
O percurso sobre a temática da água exposto pode ser visitado até ao dia 19 de Maio.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário