E porque, segundo a presidente da da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, foi uma aposta ganha, este ano o evento contou com mais actividades e o dobro dos expositores. Cristina Miguel acredita que a recuperação e dinâmica da iniciativa é um grande motivo para os emigrantes voltarem à terra. “Este ano decidimos apostar num evento ainda maior. Não se cabe aqui em Algoso. Está a ser fantástico. Temos muitos emigrantes e muitos migrantes, que estão pelo país, e que, normalmente, só vinham em Agosto e na Páscoa vinham menos mas agora têm um motivo maior ainda para regressar à sua terra e origens. Os expositores são o dobro, o ano passado contamos com 25, este ano são 50. O investimento, por parte da junta, já é um bocadinho avultado e ronda os 15 a 18 mil euros”.
Presente neste sábado de aleluia esteve também o presidente da câmara. Jorge Fidalgo relembra como se cumpria a tradição noutros tempos. “Aqui em Algoso, e eu que sou daqui, lembro-me, desde muito pequeno, de às 23:30h as pessoas saírem da igreja matriz, dirigirem-se para a capela da Nossa Senhora do Castelo, porque é a zona mais alta da aldeia, para cantarem a ressurreição de Cristo. Nós conseguimos que todas as paróquias aderissem”.
O mercado medieval acolheu expositores de vários pontos do concelho e de concelhos vizinhos que garantem que, para um segundo ano, a feira atrai muita gente. “Trazemos bola doce mirandesa, roscos e mel, tudo o que temos aqui da zona. Traz muita gente e sempre se faz negócio”, disse Adilia Pera. “É um evento muito bom, gostei. Gostei da maneira como foi organizado. O pastel 'Os Meus Amores' é um produto que foi lançado há um ano e é uma homenagem ao nosso Trindade Coelho”, explicou Susana Ribeiro, vinda de Mogadouro. “Está muito melhor a feira. Para ser o segundo ano está uma feira extraordinária”, referiu André Marcos.
A tradição do sábado de aleluia terminou com a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo na torre do castelo.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário