Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Algoso, Vimioso, celebrou sábado de aleluia com cerimónias religiosas e mercado medieval

Pelo segundo ano consecutivo, Algoso, no concelho de Vimioso, celebrou o sábado de aleluia. À subida ao castelo, à aspersão do povo e à bênção da água, rituais já antigos nesta tradição, juntou-se, no ano passado, um mercado medieval.

E porque, segundo a presidente da da União de Freguesias de Algoso, Campo de Víboras e Uva, foi uma aposta ganha, este ano o evento contou com mais actividades e o dobro dos expositores. Cristina Miguel acredita que a recuperação e dinâmica da iniciativa é um grande motivo para os emigrantes voltarem à terra. “Este ano decidimos apostar num evento ainda maior. Não se cabe aqui em Algoso. Está a ser fantástico. Temos muitos emigrantes e muitos migrantes, que estão pelo país, e que, normalmente, só vinham em Agosto e na Páscoa vinham menos mas agora têm um motivo maior ainda para regressar à sua terra e origens. Os expositores são o dobro, o ano passado contamos com 25, este ano são 50. O investimento, por parte da junta, já é um bocadinho avultado e ronda os 15 a 18 mil euros”.

Presente neste sábado de aleluia esteve também o presidente da câmara. Jorge Fidalgo relembra como se cumpria a tradição noutros tempos. “Aqui em Algoso, e eu que sou daqui, lembro-me, desde muito pequeno, de às 23:30h as pessoas saírem da igreja matriz, dirigirem-se para a capela da Nossa Senhora do Castelo, porque é a zona mais alta da aldeia, para cantarem a ressurreição de Cristo. Nós conseguimos que todas as paróquias aderissem”.


O mercado medieval acolheu expositores de vários pontos do concelho e de concelhos vizinhos que garantem que, para um segundo ano, a feira atrai muita gente. “Trazemos bola doce mirandesa, roscos e mel, tudo o que temos aqui da zona. Traz muita gente e sempre se faz negócio”, disse Adilia Pera. “É um evento muito bom, gostei. Gostei da maneira como foi organizado. O pastel 'Os Meus Amores' é um produto que foi lançado há um ano e é uma homenagem ao nosso Trindade Coelho”, explicou Susana Ribeiro, vinda de Mogadouro. “Está muito melhor a feira. Para ser o segundo ano está uma feira extraordinária”, referiu André Marcos.


A tradição do sábado de aleluia terminou com a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo na torre do castelo.


Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário