Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Alquimia do Ferro é o tema da edição de 2019 da Feira Medieval de Torre de Moncorvo

De 26 a 28 de abril desenrola-se mais uma edição da Feira medieval de Torre de Moncorvo, com o tema “Alquimia do Ferro”.

Surgida no extremo Oriente, a alquimia chegou à Península Ibérica na Idade Média. Os alquimistas procuravam a “pedra filosofal” necessária à produção de ouro a partir de metais considerados inferiores como o cobre, chumbo, estanho e o ferro.

Estando situada em Torre de Moncorvo a maior jazida de ferro da Europa, faz todo o sentido que nesta edição o destaque seja a alquimia do ferro. No largo da alquimia, ferrarias e carpintarias medievais, situado na Praça Francisco Meireles, não faltarão alquimistas e recriações de todo o processo de transmutação do ferro, assim como ferreiros e a representação do dia a dia das ferrarias. 

Outra das novidades desta edição é o alargamento do espaço de realização da feira ao Largo Vasco da Gama, passando a contar com 10 espaços de animação.

O Rei D. Dinis mantem-se a figura central da Feira Medieval de Torre de Moncorvo, uma vez que sempre incentivou o crescimento da vila, através da atribuição de foral em 12 abril de 1285, mandando-lhe construir cerca, concedendo-lhe carta de feira e decidindo a seu favor em várias disputas com concelhos vizinhos.

Não faltará o, já habitual, mercado medieval constituído por mais de 70 mercadores, artesãos, místicos e tabernas, locais de repasto, onde os visitantes podem provar os sabores da época. Haverá também acampamentos militares, de vivência militar e um acampamento mouro.

Destinado aos mais novos destaca-se o campo de pequenos guerreiros, o carrossel medieval, os passeios de cavalgaduras pelas ruas do burgo e a fazenda dos animais.

Variadas recriações históricas, músicas interpretadas, danças e animação de rua animarão os vários espaços da feira. Muitas outras encenações estarão ao dispor de quem nos visita como o cortejo do Rei e sua Corte, pelourinho, batismo real, cortejo de Santa Bárbara, pracear das aves, espetáculos equestres.

Muitas são as experiências reservadas, que só podem ser vividas na Feira Medieval de Torre de Moncorvo.

Nota de Imprensa - Luciana Raimundo
in:noticiasdoordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário