segunda-feira, 22 de abril de 2019

Bola doce mirandesa: o doce da Páscoa de outros tempos celebrado no seu certame anual

A Festa da Bola Doce e dos Produtos da Terra firmou-se novamente no largo do castelo, em Miranda do Douro, para dar a conhecer os vários produtos característicos destas terras.
A bola doce é tradicionalmente associada à Páscoa e, noutros tempos, por ser apenas produzida nessa altura, estaria quase a perder-se. Desta forma, segundo afirma o presidente da câmara, Artur Nunes, tentou recuperar-se a tradição. “Só na Páscoa é que era produzida e comida a bola doce e, nesse sentido, aquilo que quisemos foi promover todos estes produtos de doçaria associados ao período da Páscoa. Identificamos, claramente, a bola doce como um doce tradicional. As pessoas valorizavam-na muito e por isso começou a aumentar muito a procura. Nesse sentido, quisemos que ela aparecesse como uma referência. A nossa preocupação no concelho é fazer recuperar onde as tradições se estão a perder e a bola doce estava a perder-se. Com esta promoção que estamos a fazer vai estar disponível para toda a gente degustar durante todo o ano”.

Além da animação, a cargo dos vários grupos de pauliteiros, dos concursos da bola doce e do folar mirandês, o certame acolheu diversos expositores em que, para além deste doce tradicional, tiveram também destaque o pão, o fumeiro, os licores, vinhos e artesanato. Quem vende diz que há bastante procura. “Tem corrido muito bem. Esta feira costuma ser muito boa. Há muitos portugueses, também há espanhóis mas há muitos portugueses. Este fim-de-semana ainda para mais é prolongado por isso as pessoas aproveitam para vir à terra”, contou Edite Domingues. “Tem corrido bastante bem, todos os anos tem vindo a crescer. Para mim é melhor a feira da bola doce que a do fumeiro. A minha perspectiva de vendas tem sido muito boa. Compram mais os espanhóis, os espanhóis compram muito frutos secos mas vem muita gente de fora”, disse Martina Castro. “Aqui é cozinha regional de enchidos, pão, pão de abóbora, folar, rosquilhas, queijatos, bola doce...”, enumerou Fernando Domingues os produtos que costuma trazer ao certame.

A Festa da Bola Doce e dos Produtos da Terra, que se tem assumido a promoção deste produto como um dos principais desígnios, decorreu entre quinta-feira a sábado.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário