Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Fernanda Fragateiro expõe "Casa de Férias" no Centro de Arte Contemporânea em Bragança

Chama-se “Casa de Férias” e é a mais recente exposição que o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, está a acolher.
A mostra é de Fernanda Fragateiro, natural do Montijo, e recebe o nome de uma peça que a integra. A exposição estabelece diálogo com a arquitectura já que a autora dá primazia à observação do espaço urbano. “Observo muito a cidade e as dinâmicas de reabilitação de espaço urbano. Em Bragança reparei que estão a recuperar algumas ruas, a refazer passeios e pavimentos, com blocos de granito e, de certo modo, ao percorrer a cidade, podemos encontrar, em alguns sítios, momentos parecidos com este que encontramos na exposição”, disse.

Hernâni Dias, presidente da câmara de Bragança, explica que o município se tem preocupado em trazer grandes nomes da arte para atrair mais visitantes ao espaço, que sublinhou o facto de o espaço cultural receber “obras de arte excelentes” e que “o município tem vindo a apostar em bons artistas, colecções e obras para que haja cada vez mais gente a vir ao centro”.

Na abertura de portas à “Casa de Férias” esteve a artista que dá nome ao centro. Graça Morais aproveitou para fazer uma visita guiada à sua mais recente exposição. Esta mostra, que se chama “Olhos Azuis de Mar”, surge da vivência da pintora numa residência artística em Sines e retrata a vivência dos pescadores, sendo que, pela primeira vez, é o homem a figura central.

“Foi um grande desafio como pintora, porque é um mundo oposto àquele em que cresci. Achei muito interessante essa relação forte que os homens tinham com o mar, com a linha do horizonte, com todo aquele porto de Sines”, explicou.

A exposição de Fernanda Fragateiro está patente no Centro de Arte brigantino até dia 2 de Junho. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário