Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Município Macedense vê proposta para alargar prazo de pagamento da dívida das águas chumbado

O Tribunal de Contas chumbou a proposta do Município Macedense de prolongar o prazo de pagamento de 7 milhões e meio de euros, de dívidas relativas à água, para 25 anos.
O objectivo seria dar uma maior folga financeira às contas da câmara municipal, visto que o acordo inicial obrigava ao pagamento em apenas quatro anos, como explica Benjamim Rodrigues, presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros. "Neste caso, foi considerado ilegal, mas é uma ilegalidade relativa, o facto de termos negociado uma dívida que é muito vasta a 25 anos. 

O anterior Executivo permitiu de forma directa ou indirecta, que houvesse uma cessação de dívida a uma entidade bancária que nos obrigaria a pagar a quatro anos, que na realidade eram cinco anos, mas o primeiro referia-se às eleições e eles conseguiram não pagar nada dessa dívida. Teríamos de pagar toda a dívida durante os nossos anos de vigência".

Uma decisão que deixa o executivo macedense apreensivo, devido ao extenso valor da dívida. Porém, Benjamim Rodrigues, afirma que vão recorrer e tentar encontrar uma nova forma de negociação. "Estamos numa situação grave, não só nós como todos os Municípios que recorreram a esta solução. No nosso caso, tem um impacto muito maior porque a nossa dívida, sobre o nosso orçamento, corresponde a quase metade do nosso valor anual orçamentado. Já sabemos o que fazer e agora vamos ter reuniões com as entidades bancárias, procurar uma solução litigiosa que fuja a estas imposições do Tribunal de Contas. Queremos tentar negociar um novo contrato, porque é muito mais fácil estarmos a pagar a 25 anos do que a 4, até porque mesmo pagando juros, tendo mais tempo, conseguiremos gerir de uma melhor forma".

A dívida total da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros relativa à água, ronda os 11 milhões de euros. Um valor que, segundo o autarca, começou já a ser saldado.

Escrito por Onda Livre

Sem comentários:

Enviar um comentário