As empresas que transformam o bagaço de azeitona vão deixar de pagar o produto e estarão a exigir aos lagares que assumam os custos do transporte.
Na região transmontana os proprietários de lagares já mostraram o seu descontentamento face a estas medidas que resultarão em prejuízos.
“Nós estivemos 20 anos a produzir bagaço para as extratoras, sempre funcionou bem, e neste momento fomos apanhados sem previsão nenhuma e alteram-nos a regras todas e nós, neste momento, não conseguimos responder a essas alterações. Por isso, a nossa preocupação é tentar resolver o problema para esta campanha e tentar ver o que se pode fazer para as campanhas seguintes”, referiu Hélder Teixeira, da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Vila Flor e Ansiães.
Os representantes dos lagares e cooperativas transmontanas e da Beira Alta reuniram-se, em Vila Flor, para abordar o problema e tentarem arranjar uma solução. Segundo Jorge Pires, do Pró Lagar em Mirandela, o objectivo da reunião é chegar a um consenso com as extratoras.
“Nós tentaremos, como é evidente, falar com as pessoas e consoante o que sair daqui da reunião, nós iremos falar com as extratoras. Ou se chega a um acordo ou não se chega a um acordo. Se não se chegar a um acordo vamos ter que ir para medidas que saibam defender os nossos interesses”, avançou.
Jorge Pires explica ainda que vão perder milhares de euros e ter algum prejuízo.
“Um lagar que entregue um milhão de quilos de bagaço, se lhe pagassem ao preço do último ano, que é um preço muito baixo, estamos a falar de mil euros, portanto deixa logo de os receber e depois vai ter o custo do transporte, que depende da distância que estiver das extratoras. Há lagares que estão a dezenas de quilómetros”, explicou ainda.
No total, estiveram presentes, em Vila Flor, cerca de 60 representantes de lagares e cooperativas de Trás-os-Montes e Beira Alta que debateram as medidas exigidas pelas extratoras que vão ser aplicadas a nível nacional já na próxima campanha.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário